Cafeicultores são homenageados na Câmara Municipal de Cacoal

por Siomara — publicado 12/04/2018 10h05, última modificação 16/04/2019 12h43
Solene de Moção de Aplausos para Cafeicultores e Técnicos de Cacoal

O vereador Claudemar Littig o “Mão”, presidiu Sessão Solene de Moção de Aplausos intitulada “Destaque na Qualidade do Café”, nesta terça-feira, dia 10 de abril no Plenário Ronaldo Aragão. A homenagem foi para os técnicos e cafeicultores do município de Cacoal, premiados nos anos de 2016 e 2017, em concursos municipal, estadual e nacional. A Moção de Aplauso foi aprovada em plenário por unanimidade na 2ª Sessão Ordinária desse ano, com requerimento número 03, do vereador “Mão”. O objetivo da solenidade foi proporcionar a valorização dos cafeicultores e técnicos envolvidos no cultivo do café no município. Por meio dos concursos que são realizados em nível municipal, estadual e nacional, fica evidenciado o potencial econômico de Cacoal. No primeiro concurso, no ano de 2016 tanto municipal quanto estadual, Cacoal ficou com o 1º lugar. Em 2017, o município alcançou o 1º e 3º lugares. A partir de então, a Emater inscreveu três cafeicultores no concurso “Coffee Of The Year”, realizado no estado de Minas Gerais e Cacoal trouxe então, 2º, 3º e 4º lugares, com o café Clonal Robusta. O vereador Mão disse que sua principal bandeira na Câmara Municipal é defender a agricultura. “Sempre falo que a cultura do café é uma mina de dinheiro, só temos que saber explorar. E mesmo com o pouco incentivo que têm, os agricultores estão alavancando o nome de Cacoal em nível nacional. Essa homenagem é simples, mas todos reconhecemos a força da agricultura em nosso estado, e da cultura do café em nosso município. Parabéns à todos os cafeicultores da nossa querida Cacoal”, concluiu o legislador. O presidente da Câmara, vereador Paulinho do Cinema, disse que os cafeicultores representam Cacoal com muita honra. “Fico feliz em ver uma homenagem tão bonita e parabenizo o “Mão” pela iniciativa. Fico lisonjeado em fazer parte dessa Câmara Municipal e dizer que nós vereadores, devemos cobrar com educação, mas firmeza, as nossas autoridades para que deem maior incentivo a agricultura, porque é a mola mestre e tudo começa pelos agricultores. Hoje estamos falando do café. Mas devemos lembrar de todas as culturas com igual importância”, disse o presidente. Foram homenageados os cafeicultores Florismiro Detmann da linha 11, Ronaldo da Silva Bento da linha 10, Luan Mopib Gerten Surui da linha 6, Thiago Novaes Duarte da linha 15-B, André Kalk da estrada Pakarana Km 17, Anerlei Sérgio Kalk da linha 15-B, Elias Petterd da linha 6 e Pedro Fernando Urbano da linha 9. Também os técnicos Josué Barbosa da Silva, gerente da Emater de Cacoal e Wesley Gama Técnico Agropecuário da Emater. Além das famílias dos cafeicultores que estiveram presentes, também prestigiaram o evento os vereadores Pedro Rabelo e Jabá Moreira, o vice-prefeito Elcirone Deiró, o superintendente federal do Ministério da Agricultura Valter Lins Colaço, o Secretário Municipal de Agricultura Antonio Dias, o presidente da Câmara Setorial do Café Ezequias Brás da Silva Neto (Tuta Café), o gerente regional da Emater - região Território Rio Machado Alnex Groner e demais convidados. O empresário Lucas Borghi, esteve presente também com sua equipe, oferecendo degustação do café Nova Era, produção e industrialização local, a todos os presentes.

ASCOM-CMC

Siomara de Oliveira-MTE 953/RO