Câmara participa de debates sobre a instalação de empresa para descontaminação do terreno do antigo lixão

por sorce — publicado 08/04/2022 19h53, última modificação 08/04/2022 19h53

O poder legislativo de Cacoal, em conjunto com o executivo municipal, a secretaria municipal de meio ambiente (SEMMA), e empresários, participaram de duas reuniões, uma na última quinta-feira (7), na Câmara, e outra nesta sexta-feira (8), na prefeitura. 

As discussões, são pertinentes a instalação de uma indústria de transformação de resíduos sólidos da construção civil, e a descontaminação do terreno do antigo lixão. 

 

Os envolvidos procuraram decidir a elaboração da Lei de Comodato, para viabilizar a instalação de uma indústria com Britador, e Moedor de Vidro de forma terceirizada para destinação final destes Resíduos de Construção Civil. 

A empresa (MV Serviços e Consultoria Ambiental e Geotécnica Ltda), propôs investimentos do britador e demais equipamentos necessários para a transformação. 

 

Os empresários Alessandro Sabino Rodrigues e Daniel de Oliveira trouxeram a proposta sobre o beneficiamento do Resíduo de Construção Civil (RCC), e Resíduo Sólido Urbano (RSU), bem como a descontaminação da área ECOPONTO. 

Os investimentos estão orçados em aproximadamente (dez milhões de reais), e proporcionará a geração de emprego e renda no município, além de projetar Cacoal para o mundo e cumprir o que propõe o novo marco do saneamento. 

A Procuradoria Geral do Município tem um parecer positivo da Câmara de Vereadores, e também do executivo. 

Assim que a proposta do Termo de Cooperação Técnica estiver pronta será encaminhado ao Ministério Público para conhecimento.