MODELO A SER SEGUIDO – Comitiva cacoalense realiza visita técnica a Extrema (MG); município é referência em desenvolvimento econômico

por sorce — publicado 19/04/2022 07h48, última modificação 19/04/2022 07h48

Considerada a cidade que deu certo, Extrema está localizada no Sul do estado de Minas Gerais e se tornou um modelo de desenvolvimento para municípios de todas as regiões do Brasil. o município se consolidou como uma das economias mais dinâmicas do país, seja na recepção de investimentos ou na criação de empregos e renda e é em busca deste modelo que uma comitiva cacoalense embarca para Minas Gerais no próximo domingo.

Composta pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Cacoal, Elizeu Dias dos Santos, pelos vereadores Romeu Moreira e João Paulo Pichek e também por uma equipe técnica formada por servidores municipais, a comitiva deve passar três dias em Extrema, focados na reformulação, criação e consolidação de políticas públicas para alavancar a economia cacoalense.

Em 2020, Extrema assumiu o posto de maior economia do Sul de Minas tomando distância das maiores cidades como Poços de Caldas e Pouso Alegre. A cidade também entrou definitivamente na rota do comércio eletrônico nacional recebendo empresas como Dafiti, Privália, Mercado Livre, entre outras.

“Com uma população aproximada ao município de Pimenta Bueno, Extrema tem hoje um PIB (Produto Interno Bruto) seis vezes maior que o de Cacoal, que tem o dobro da sua população. É algo impressionante, o PIB de Extrema teve um crescimento de oito vezes em 10 anos, saltando de R$ 1,2 bilhão para 9,5 bilhões de reais.

Hoje é a cidade que mais gera emprego em sua região, sendo a visita uma oportunidade de coletar dados, buscar modelos de fomento e inovações, especialmente legislativas que Extrema precisou promover.

Isso tudo com a intenção de implantar em Cacoal e viabilizar o crescimento econômico do nosso município”, destacou o vereador Romeu Moreira, que integra o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, o COMDEC.

Em Extrema, o grupo cacoalense será recepcionado pelo senhor Adriano Carvalho, ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e um dos responsáveis, durante a gestão do prefeito João Batista, a fazer deste município um gigante quando o assunto é economia e geração de empregos.

Hoje Adriano é diretor de atração de investimentos da Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi). A Agência é vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE) e é mantido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG) e pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

“Está visita técnica se dá em continuidade às ações iniciadas durante o 1º Fórum de Desenvolvimento realizado em Cacoal, organizado pela Semict em parceria com a Sedec – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

Queremos conhecer e entender melhor as políticas públicas implantadas em Extrema, trazendo bons exemplos a serem implantados em Cacoal”, reforçou o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo.

(Assessoria - Romeu Moreira)