“Família um Projeto de Deus” levado às escolas

por Nilceia publicado 08/08/2017 21h03, última modificação 16/04/2019 12h45

ASCOM/CMC- Com o Objetivo de buscar o fortalecimento das famílias através das escolas, a Câmara de Cacoal inicia no próximo dia 13, a caminhada com o projeto “Família um Projeto de Deus” nas escolas do Município. O projeto tem a finalidade de envolver os jovens numa reflexão sobre a importância da família. A primeira escola a ser atendida será a escola Maria do Socorro, no Bairro Habitar Brasil.

Durante o evento serão apresentadas palestras, atividades e apresentações teatrais, visando chamar a atenção dos jovens para a importância da valorização familiar. O projeto foi uma iniciativa do presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Katatal que através do Projeto de Lei 31/2009-CMC, institui o Dia 11 de junho, como sendo o Dia Municipal da Família, por já se tratar de um feriado, (Corpus Christis).

A primeira mostra do projeto foi realizada na Câmara no mês de junho e reuniu centenas de pessoas no período de 09 a 12, pela manhã, à tarde e a noite. Com o sucesso do evento e também a dificuldade encontrada entre os jovens de relacionamento familiar, viu-se a necessidade de levar esse projeto também às escolas. “Estamos buscando o fortalecimento das famílias através desse projeto, nada mais justo do que iniciarmos com nossas crianças”, disse o coordenador do Projeto, Nilson Ferreira.

Para o presidente da Câmara, está faltando comprometimento dos pais com a educação dos filhos. É por isso que a partir de agora, o projeto será levado para dentro das escolas. “Ou nós levantemos a bandeira da família e reconhecemos nossos erros e nossas falhas como chefes de família, ou entraremos num caos social”, disse o vereador, destacando que esse projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho (Semast), Associação dos Pastores Evangélicos de Cacoal (Apec), Pastoral da Família, Pró-Jovem, Secretaria Municipal de Educação, Governo do Estado através da Representação de Ensino  e comunidade em geral.

Katatal afirmou que continuará buscando o apoio e a parceria das instituições para despertar a atenção das famílias de Cacoal. Questões como a exploração sexual de crianças e adolescentes, gravidez na adolescência, pedofilia e outros temas de interesse da comunidade serão discutidos nas escolas. No próximo dia 18, o projeto será levado à Escola Carlos Drumond de Andrade, localizada no Bairro Vista Alegre.

Nilcéia Freitas –DRT 920/RO