Câmara de Cacoal elege Mesa Diretiva para o biênio 2011/2012

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

A votação para eleição da mesa diretiva da Câmara Municipal de Cacoal, para o Biênio 2011/2012, que deveria acontecer na manhã desta segunda-feira 27, foi suspensa por falta de coro, porém votada na 29ª Sessão Ordinária, ocorrida na noite desta segunda-feira 27. Duas chapas concorreram, sendo a chapa “União e Trabalho” encabeçada pelo atual presidente, vereador Luiz Carlos Katatal (PTB) e a chapa “Pelo Respeito, Ética e Cidadania na Câmara Municipal”, tendo no comando a vereadora Penha Simão (PMDB).

A votação ocorreu de forma tranqüila, tendo um empate na votação de 5 votos a 5. A chapa “Pelo Respeito, Ética e Cidadania na Câmara Municipal”, composta pelos vereadores Penha Simão (PMDB), Antônio Fernandes de Assis (PTN), Antonio Masioli (PT) Euzébio Brizon (PPS), obteve ainda o voto da vereadora Lourdes Kemper (PMDB), e a  chapa “União e Trabalho”, composta pelos vereadores: Luiz Carlos Katatal (PTB), Fernando Minervino (PTB), César Castro (PV) e Uriety Prado Dorofê (PMDB), obteve o voto do vereador Valdomiro Corá (PV).

Diante do empate o presidente, invocou a obediência ao artigo 15 do Regimento Interno, que assim determina: “Se nenhum candidato obtiver maioria absoluta de votos proceder-se-á, imediatamente, a novo escrutínio, no qual considerar-se-á eleito o mais votado, ou, no caso de empate, o mais idoso”, tendo neste caso, o atual presidente vereador Luiz Carlos Katatal, idade maior que vereadora Penha Simão, portando ficando eleita a chapa “União e Trabalho”, composta pelo vereadores Luiz Carlos Katatal (Presidente), Fernando Minervino (vice presidente), Cesar Castro (1º Secretário)  e  Uriety Prado Dorofê (2ª secretária) .

Katatal explicou que apesar dos questionamentos em relação à votação da mesa, vale salientar que é feito dentro de um processo democrático, onde todos têm a chance de formar sua chapa e concorrer. “Em nenhum momento foi cerceado qualquer direito, estando todas as regras expressas no Regimento Interno da Casa de Leis, sendo este de conhecimento de todos os vereadores”, disse o presidente, frisando que o trabalho continua.

Concluindo, enfatizou que na Câmara não existe o trabalho de uma mesa diretiva, mas sim dos dez vereadores, que atuam com o mesmo o mesmo objetivo em comum, o de trabalhar em prol dos interesses da comunidade.

NILCEIA FREDERICO DÉO DE FREITAS

DRT920/RO