MOÇÃO DE APOIO AOS SERVIDORES APROVADA POR UNANIMIDADE

por Nilceia publicado 16/04/2019 10h48, última modificação 16/04/2019 12h45

Aprovado por unimidade na última sessão Legisltiva, requerimento do vereador Toninho Masioli (PT), de   “Moção de Apoio” a Direção do Sintero e aos professores pela Greve dos Trabalhadores da Educação, que já dura 19 dias. O apoio visa o  reconhecimento das reivindicações da categoria referente à reposição das perdas salariais que ultrapassam 25% e uma política educacional mais consistente com melhores condições de trabalho.

Na abertura da sessão, fez uso da tribuna o diretor do Sintero professor Francisco Xavier das Neves que disse dos motivos que levaram os profissionais da educação a entrarem em greve por tempo indeterminado. Até agora o governo não dialogou com a categoria, limitando-se a impor um reajuste de 4,5% e uma gratificação de R$ 200 para alguns professores. O Sintero cobra, entre outros itens, a reposição das perdas salariais, que só no atual governo ultrapassam 25%. Segundo o Diretor do Sintero, a categoria aceita negociar as reivindicações, desde que não haja discriminação dos demais professores e dos técnicos administrativos educacionais. A direção do Sintero chegou a apresentar uma contraproposta de gratificação, mas até o momento não recebeu qualquer resposta oficial por parte do governo. Os trabalhadores em educação também cobram um posicionamento da comissão de deputados criada na Assembléia Legislativa para intermediar uma negociação com o governo.  

“Segundo parlamentar, os professores cobram do governo dialogo e abertura de negociações. Foi importante a posição dos Vereadores a favor dos trabalhadores em educação, aprovando por unanimidade esta Moção de Apoio”.