Penha defende implantação do CAPS AD em Cacoal

por Nilceia publicado 16/04/2019 11h18, última modificação 16/04/2019 12h45

ASCOM/CMC-A vereadora Penha Simão defendeu esta semana na tribuna da Câmara, a necessidade da implantação de um centro de Atendimento aos jovens que enfrentam problemas com álcool e drogas em Cacoal. Para a vereadora não basta tratamento psicológico e necessário também combater o problema com medicamentos. A proposta da vereadora surgiu após ter participado da II Conferência Estadual de Saúde Mental, realizado em Porto Velho, onde também foi abordado a problemática dos jovens em relação à dependência das drogas licitas e ilícitas.   

 

Para a vereadora é importante a efetivação de um trabalho diagnosticado em relação à dependência. Segundo ela, o tratamento de uma pessoa com problemas de dependência, não deve ser feito apenas psicologicamente, devendo também ser usado medicamentos na desintoxicação. “Por isso a necessidade de se ter um centro especializado, onde esse tratamento possa ser feito por completo”, disse a vereadora, frisando que o CAPS AD, e um Centro de Tratamento Psicossocial, voltado para as pessoas que fazem uso abusivo ou não de álcool ou drogas.

     

Penha que é uma incentivadora da Implantação do CAPS II, disse que espera o apoio do Poder Executivo bem como de outras entidades para a implantação do CAPS AD (Centro de atenção psicossocial para tratamento de álcool e outras drogas) em Cacoal. “Esse projeto visa atender não só as pessoas com dependência, mas também os familiares, que também acabam sofrendo as conseqüências”, disse a vereadora, frisando que entende que cabe ao poder publico instituir políticas de prevenção, tratamento e reabilitação, desses jovens, que muitas vezes se perdem no vicio devido à falta de estrutura social e familiar. 

 

A vereadora lembrou ainda, que em Cacoal é cada vez mais grave a situação dos jovens dependentes do álcool e outras drogas. “Estamos vivendo uma situação de descontrole entre os jovens, onde muito cedo estão envolvidos com álcool e consequentemente caminham para outros tipos de drogas”, disse a vereadora, destacando a necessidade de unir forças e buscar parcerias para evitar um mal ainda maior, tanto aos jovens quanto às famílias destes.

 

A parlamentar explicou que a implantação do CAPS AD poderá contribuir nos atendimentos com médicos clínicos gerais e psiquiatra; consultas de enfermagem; serviço social; fornecimento de medicamentos, grupos terapêuticos; hidroginástica; visitas domiciliares; palestras educativas; intervenção terapêutica familiar, dentre outros atendimentos de apoio.             

 

Nilcéia Freitas

DRT/920/RO