Penha preocupada com a falta de estrutura na saúde pública

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Penha preocupada com a falta de estrutura na saúde pública

ASCOM/CMC- Apesar de elogiar o trabalho que vem sendo feito no Município, a vereadora Penha Simão (PMDB), em seu último discurso na Sessão da última segunda-feira, demonstrou preocupação no que se refere à saúde pública.  Penha disse que são diversos os problemas enfrentados pela população que depende da saúde pública, além disso, segundo a vereadora, todos os dias dezenas de pessoas de outros municípios lotam ás unidades de saúde Cacoal, comprometendo com isso o atendimento da comunidade local.

A vereadora comentou que se espera muito com a conclusão do Hospital Regional de Cacoal e do Hospital São Daniel Comboni, que juntos contarão com cerca de 350 leitos e atenderão diversas especialidades, que os problemas da saúde em Cacoal sejam resolvidos, porém esses hospitais estarão preparados para atender a média e alta complexidade, ou seja, as unidades de Cacoal continuará sendo a porta de entrada, por isso a necessidade de uma reestruturação principalmente na parte de atenção básica.

No seu entendimento, esses hospitais serão muito importantes para a região, mas é preciso resolver os problemas de atendimento emergências, que hoje são muitos em Cacoal.  “O atendimento da alta complexidade resolve em partes os problemas, uma vez que não será necessário o encaminhamento de pacientes a Porto Velho, por outro lado, aumenta a demanda no atendimento emergencial nas unidades de Cacoal, que passa a ser porta de entrada de toda a região”, completou a vereadora.

Penha chamou a atenção ainda da necessidade de rever a pactuação feita com os municípios da região. Segundo ela, cidades como Rolim de Moura é município pólo, porém seus munícipes continuam sendo atendidos em sua grande maioria em Cacoal.  “É necessário entendimento para resolver urgentemente as pactuações,  buscando um novo redimensionamento em termo de organização de serviços para Cacoal e os municípios de sua regional”, finalizou.