Primeira Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Cacoal

por Siomara — publicado 20/02/2018 12h28, última modificação 16/04/2019 12h43
Plenário lotado na primeira Sessão Legislativa do ano de 2018

Com o plenário lotado, o presidente do legislativo municipal, vereador Paulinho do Cinema, abriu a Primeira Sessão do ano de 2018 e concedeu a palavra à prefeita Glaucione Rodrigues, que fez um balanço positivo de seu primeiro ano de mandato. A Casa, não votou nenhum projeto nessa Sessão, mas expos vários assuntos de relevância à população cacoalense. Um deles foi a taxa de coleta de lixo, que gerou grande impacto logo nos primeiro dias do mês de fevereiro. Os vereadores defenderam seu posicionamento a favor ou contra essa cobrança e deram à comunidade as explicações devidas. O Projeto foi aprovado no mês de setembro/2017 pela Câmara e começou a vigorar esse ano. Entretanto devido a um erro de sistema, a grande maioria das contas veio errada, com valores fora da realidade e do que foi proposto no projeto. Sendo assim, a pedido dos vereadores, o executivo ordenou a suspensão das cobranças até que sejam feitas as correções no sistema e as contas sejam retificadas. Outra situação que foi colocada em plenário, foi o fato do município de Cacoal ser um polo de saúde pública, atendendo toda a região da Zona da Mata e Cone Sul e ter um atendimento muito precário. A regulação é morosa. Têm pacientes que levam até um ano para conseguir um exame. Faltam ambulâncias para atender a demanda interna e também para deslocamento de pacientes que precisam ser levados para Porto Velho. Os vereadores cobram atenção dos deputados estaduais para solucionar essas questões urgentes. Também foram feitas cobranças para uma maior atenção a área rural do município e a área urbana no que diz respeito à manutenção de ruas. O Presidente da Casa disse que espera que seja um ano abençoado e que a população continue comparecendo como foi na primeira Sessão. “A população tem que saber o que é votado aqui. Tem que entender o porquê e para quê, votamos os projetos que o executivo nos envia. Existem algumas coisas que às vezes parecem ruins, mas que são necessárias e quando recebemos um mandato do povo temos que resolver. Não vim aqui para brincar. Vim aqui para honrar os votos que recebi do povo e levo isso com muita seriedade. A questão da taxa de coleta de lixo, nós votamos e eu fui a favor, porque vi que era necessário, mas não taxas como as que vieram e que sabemos agora, que foi um erro de sistema. Asfalto, a prefeita precisa resolver essa licitação para que essa usina de asfalto chegue e se resolva o problema das ruas intransitáveis da cidade. Ambulâncias, precisamos do apoio dos deputados estaduais e dos prefeitos dos municípios que atendemos aqui para que possamos dar melhor atendimento à população. É isso! O ano legislativo começou muito bem, com a Casa cheia e é assim que gostaria de ver toda segunda-feira. A população nos acompanhando e nos cobrando para que possamos atende-los da melhor forma”, finalizou.

Siomara de Oliveira

ASCOM – CMC