Vereador Romeu Moreira destaca como o exemplo de Extrema (MG) pode fazer a diferença em Cacoal

por sorce — publicado 05/05/2022 16h34, última modificação 05/05/2022 16h34

No final de abril, uma comitiva formada pelos vereadores Romeu Moreira, João Paulo Pichek, pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Elizeu Dias dos Santos e por uma equipe técnica formada por servidores municipais, esteve em Minas Gerais, visitando Extrema, considerada a cidade que deu certo.

O objetivo principal desta comitiva foi conhecer a realidade da cidade mineira e trazer para Cacoal os bons exemplos que transformaram aquele município, que hoje é considerado uma das economias mais dinâmicas do país, mesmo tendo uma população menor que 50 mil habitantes.

"Nesta visita a gente pode perceber, por exemplo, que entre os viabilizadores do desenvolvimento econômico, no âmbito da municipalidade, se destacam o zoneamento aprimorado da cidade, verificamos uma série de procedimentos eficazes na Administração Pública, especialmente na questão dos licenciamentos, autorizações e alvarás para empreendedores e ainda o planejamento estratégico e a verificação constante da gestão. Também me chamou a atenção, a cultura empreendedora e de acolhida ao investidor", destacou o vereador Romeu Moreira.

Para o parlamentar, uma das necessidades mais urgentes para que Cacoal possa desenvolver a sua economia, sem sombra de dúvidas, é o aprimoramento do seu Plano Diretor. "Essa talvez seja uma das principais lições que a gente traz de Extrema, a necessidade, mais que urgente, de revermos e reestruturamos o nosso Plano Diretor do município.

A partir dessa visita, a gente teve certeza de que é preciso focar no zoneamento estratégico e com a visão das necessidades locais. Um exemplo é estabelecendo zonas de conservação ambiental com visão de monetização. É preciso tratar a questão urbana, rural e áreas de conservação com estratégia, até mesmo oferecendo um atrativo ambiental para grande áreas", enfatiza Romeu Moreira

Outro exemplo que a comitiva traz de Extrema, segundo o vereador, é a importância de envolver as empresas nas necessidades e atividades locais. "A instalação de uma indústria tem que fazer sentido para as pessoas envolvidas e a empresa tem que ser inserida na cidade.

É preciso usar recursos de todas as secretarias, com o objetivo de divulgar e atrair os investidores, seja com cursos e treinamentos dos próprios munícipes.

Outro ponto importante é o planejamento estratégico do município, estabelecendo uma receita ideal. Tudo isso com o objetivo de que a municipalidade passe a ser uma consumidora de qualidade e invista em empreendimentos locais, visando o interesse público.

Cacoal precisa atrair investimentos diversos e não se contentar em ser uma cidade reconhecida por um único ou poucos segmentos de mercado. Queremos ir além", reforçou o vereador Romeu.