Câmara aprova PL do vereador Corazinho, que homenageia pioneiros com denominação de ruas do Residencial Park dos Buritis

por sorce — publicado 10/08/2022 10h55, última modificação 10/08/2022 11h46

Os pioneiros Antônio Cordeiro da Silva e João Suave, foram homenageados com a denominação de ruas do Residencial Park dos Buritis.

A homenagem teve a iniciativa do vereador Valdomiro Corá (MDB), e o Projeto de lei 109, foi aprovado por todos os vereadores, durante a 21ª Sessão Ordinária.

Conforme Carazinho, os homenageados receberam através deste Projeto, uma justa homenagem por, juntamente com suas famílias, contribuírem com o desbravamento e o progresso de Cacoal.

Famílias estas que, mesmo após a partida desses pioneiros, permaneceram na cidade, e continuam prestando relevantes serviços em favor do município.

Tal objetivo se prende ao fato de que sempre foram também pessoas honradas, idôneas e amadas por todos os que tiveram a satisfação de conhecê-los.

“Esta é uma forma simples de prestarmos uma homenagem a estas pessoas que só praticaram o bem em suas vidas, dando seus honrosos nomes às ruas Residencial Park dos Buritis” justificou Corazinho.

BIOGRAFIA

João Suave, filho de Alexandre Suave e Virgínia Onório Suave, nasceu no dia 24 de junho de 1937 em São Gabriel da Palha (ES), e era o penúltimo de nove irmãos.

Deixou seis filhos: dois homens e quatro mulheres, 13 netos e 10 bisnetos. Chegou em Cacoal em 1973 com a esposa Maria da Conceição Suave e cinco filhos pequenos.

A sexta filha do casal Jucelia Maria Soares nasceu em solo rondoniense em 1975.

O município fazia parte de Porto Velho, quando tudo ainda era mato e estava se iniciando o desbravamento do estado.

Na ocasião, seu João foi contemplado com uma propriedade através de demarcação do Incra na Linha 07, KM 06, onde até hoje é conhecido como Sítio Três Corações.

João Suave foi um produtor batalhador, e com o tempo, também se tornou um forte criador de gado.

Com muita luta e persistência, criou os filhos e nunca deixou que nada faltasse a nenhum deles. Homem honesto, trabalhador, conhecido e querido por grande parte dos moradores, além do suor do trabalho ao qual se dedicou por longos anos fizesse chuva ou sol, também contribui com o desenvolvimento e prosperidade de Cacoal até o último dia de vida mantendo os impostos rigorosamente pagos em dia.

Em setembro de 2021, o saudoso pioneiro do município foi vítima de um trágico acidente quando estava a caminho de mais um dia de trabalho, na Linha 14. O corpo dele foi velado na Câmara Municipal de Cacoal, com justa homenagem do Legislativo como forma de reconhecimento à sua dedicação em prol do município.

BIOGRAFIA

Antônio Cordeiro da Silva, filho de Urcino Cordeiro da Silva e de Galdina da Silva Rocha, nasceu no dia 29 de março de 1933 em Ituaçu Bahia e era o caçula de 13 irmãos. Casado com Tereza Simão da Silva, deixou sete filhos:

José Cordeiro da Silva, Marcionilo Cordeiro da Silva, Osvaldo Cordeiro da Silva, Maria Aparecida da Silva, Dirceu Cordeiro da Silva, Hélio Cordeiro da Silva, e Célia Simão da Silva; 19 netos e 17 bisnetos. Chegou em Cacoal no dia 07 de setembro de 1975 com a família para onde veio com o objetivo de conseguir um lote pelo INCRA.

Trabalhou na cidade ajudando no crescimento e progresso do município ao qual iniciava os primeiros passos com dedicação e afinco.

Depois foi para o Sítio na Linha 06 trabalhar com a plantação de lavouras, onde também deu continuidade a criação dos filhos, e seguiu contribuindo para o desenvolvimento da cidade com o suor do seu trabalho, e pagamento de impostos.

Seu Antônio morreu no dia 19 de setembro de 2001 vítima de uma parada cardíaca, e deixou um legado de honestidade e muito trabalho a ser seguido pelos familiares que, mesmo após sua partida, continuaram na cidade de Cacoal, também dando sua parcela de contribuição para o município.