Câmara realiza Sessão Solene para entrega de Moção de Aplausos ao Jornal Tribuna Popular

por sorce — publicado 18/10/2021 14h51, última modificação 18/10/2021 14h51

O Jornal Tribuna Popular, e seus proprietários e colaboradores serão homenageados hoje dia 18 de outubro às 19h na Câmara Municipal.

De autoria do vereador Dr. Paulo Henrique (PTB), a Sessão Solene de Moção de Aplausos ao Tribuna Popular, visa reconhecer a história e os 41 anos de atuação do jornal desde de 1980, em Cacoal.

O Jornal Tribuna Popular é um dos poucos jornais que sobreviveu às dificuldades financeiras da região.

É hoje o jornal mais antigo do interior do estado de Rondônia ainda em funcionamento e o segundo mais antigo do Estado, ficando atrás apenas do Jornal O Alto Madeira, da capital Porto Velho.

Ao propor a Moção de Aplausos, o vereador comentou: “O jornalista Adair Perin decidiu montar o jornal com apoio da prefeitura municipal, e fundou o Jornal Tribuna Popular.

A ideia (de montar um jornal) foi logo que ele chegou em Cacoal. Ele estava acostumado ao meio da comunicação e percebeu que na cidade não existia nada referente.

Só existia um serviço de alto-falante. O jornal que vinha de Porto Velho chegava uns três ou quatro dias atrasado. Na televisão a programação era toda atrasada.

O fantástico de um domingo se assistia no outro domingo e assim por diante. Então viu se a necessidade que tinha essa lacuna e se entendia que com um jornalzinho podia ajudar muito, daí a ideia de começar este trabalho”.

Com o intuito de publicar o seu jornal, Perin foi à busca de anunciantes para custear a edição. Os empresários gostaram da novidade e aceitaram investir na veiculação de seus anúncios. No entanto, a falta de hábito e a falta de confiança ainda persistem nesta relação comercial, pois estes empresários só pagariam a Perin quando vissem seus anúncios devidamente impressos na edição. Para contornar esta dificuldade econômica, Perin conseguiu publicar a primeira edição com a impressão feita na gráfica do extinto jornal O Guaporé, em Porto Velho.

Após dois anos imprimindo o jornal na gráfica tipográfica do jornal O Guaporé, Perin começou a imprimir o jornal em Manaus, na gráfica do jornal A Crítica. A mudança aconteceu, porque em Manaus o jornal seria impresso em maquinário offset, o que melhoraria a qualidade da impressão.

O contato com a gráfica de Manaus possibilitou a Perin encontrar máquinas que ele poderia comprar para formar a sua própria gráfica. Dessa forma, em 1983, Perin conseguiu inaugurar sua primeira gráfica.

A primeira edição, em maquinário próprio, foi produzida em agosto de 1983, sendo que para isso, o jornal voltou a ser impresso no maquinário em sistema tipográfico. Nos primeiros anos do Jornal Tribuna Popular, entre 1980 e 1984, as propagandas governamentais foram de extrema importância para que Perin pudesse mantê-lo.

Impresso em maquinário offset Tribuna Popular tem tiragem de 3 a 5 mil exemplares e é distribuído, além de Cacoal, nas principais cidades da região central do estado de Rondônia:

Pimenta Bueno, Espigão d’Oeste, Rolim de Moura, Presidente Médici, Ministro Andreazza e ainda exemplares são distribuídos na capital Porto Velho. Alguns exemplares são enviados à Brasília, à Empresas de fora que solicitam e também para pessoas que moravam em Cacoal, mas que pedem para continuar recebendo.

A equipe do jornal Tribuna Popular é composta pelo jornalista Adair Antônio Perin, e por seus filhos, a jornalista Giliane Perin e o diretor administrativo e diagramador Tales Perin.

Na diagramação do jornal, trabalha Moisés Oliveira. O jornal conta ainda com a colaboração dos colunistas e colaboradores Francisco Xavier, Thiago Barisson, José Anísio Bianchi, Seneval e do jornalista Daniel Paixão.

O jornal é semanal e circula às sextas-feiras. Com tamanho Standard, Tribuna Popular mantém a impressão em preto e branco, sendo que apenas o cabeçalho da primeira página é impresso na cor verde.

A quantidade de páginas nas edições do Tribuna Popular varia entre 12 e 24 páginas. Além de notícias e propagandas, o jornal veicula as colunas e artigos de seus colunistas e colaboradores.

E hoje 27 de agosto de 2021 sua última edição impressa circula, nos dando só motivo para orgulho de tanto empenho, dedicação, comprometimento ao levar as notícias a todos munícipes cacoalenses, rondonienses e demais.

Mas sua jornada continua, numa nova plataforma, em nova modernidade, sendo acessado virtualmente.

E é por isso que pedimos com todo respeito uma digna Sessão Solene de Moção de Aplausos ao Proprietário e a todos os Funcionários que nesses 41 anos estiveram e fizeram parte da história do Jornal Tribuna Popular” concluiu o parlamentar.