Corazinho vota favorável ao Projeto de Resolução que trata sobre Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cacoal

por sorce — publicado 14/10/2021 13h45, última modificação 14/10/2021 13h46

Em Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (13), o vereador Valdomiro Corá (Corazinho), votou favorável à originalidade do Projeto de Resolução 1/2021, que altera os artigos 9º e 12 da Resolução n. 03/84/CMC - Regimento Interno da Câmara Municipal de Cacoal, de autoria dele e dos vereadores: Antônio Damião Martins (Toninho), Edimar Kapiche Luciano, Josisvan Coelho de Almeida (Zivan), Lauro Costa Kloch, João Paulo Pichek, Paulo Henrique dos Santos Silva (Dr Paulo Henrique), Paulo Roberto Duarte Bezerra (Paulinho do Cinema), e Romeu Rodrigues Moreira.

O Projeto foi aprovado por onze votos favoráveis e apenas um contrário, o do vereador Luiz Fritz.

Emendas rejeitadas

Ao declarar o voto favorável à matéria, em à parte durante a discussão da matéria, Corazinho esclareceu que a Eleição para dezembro de 2022 é importante para melhor organização da Casa de Leis, e reforçou seu posicionamento em favor da integralidade do Projeto, e contrário as duas emendas modificativas apresentadas à Resolução.

Além do vereador Corazinho, outros sete parlamentares votaram contrários as emendas, e, portanto, ambas foram rejeitadas. A primeira, de autoria do vereador Kapiche modificava a data das Eleições da Mesa para o mês de abril que antecedia a Legislatura; e a outra, de autoria do vereador Fritz antecedia a Eleição para o mês de dezembro, com antecedência de um ano antes do fim da Legislatura atual.

Como fica

Com a aprovação do Projeto de Resolução, a Mesa Diretora do Legislativo Municipal será composta de: presidente, vice-presidente, e 1º e 2º secretários, eleitos para um mandato de dois anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente. A Eleição para a renovação da Mesa será realizada sempre na Primeira Sessão Ordinária do mês de dezembro do segundo ano legislativo da respectiva legislatura, e os eleitos, empossados no dia 1º de janeiro seguinte.

Além do Projeto de Resolução 1/2021, outros 12 Projetos de Lei e um Requerimento foram votados e aprovados pelos parlamentares da Casa na Sessão do dia.

Assessoria do vereador