Alunos da Escola Claudio Manoel da Costa visitam a Câmara

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Alunos da Escola Claudio Manoel da Costa estiveram na manhã desta quarta-feira, 29, visitando as dependências da Câmara Municipal de Cacoal. A visita faz parte do Projeto: Conhecendo os Três Poderes, que tem como tema: “Ensinando as incumbências dos Três Poderes para Estudantes do Nono Ano do Ensino Fundamental II”. As visitas também estão programadas para os Poderes Executivo e Judiciário.
O Projeto tem por objetivo levar os estudantes à vivência com os três poderes, para que entendam a importância de cada um, bem como a sua independência, sem com isso interferir na sua harmonia. “Levar os estudantes a conhecer a importância da participação de cada cidadão no processo político, conscientizando para que tenham uma visão critica e reflexiva e que possam emitir opiniões e influenciar na melhoria da qualidade de vida, tornando-a cada vez mais justa e igualitária”, também faz parte dos objetivos do Projeto.
Durante a visita a Câmara, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir e questionar o Presidente da Casa Vereador Paty Paulista (PTB), vereadores, Toninho da Emater (PTN), Valter Pires (PT) e o mais novo integrante do Legislativo Municipal, Vereador Celso Adame (PDT). Paty Paulista falou da responsabilidade do parlamentar ao assumir um cargo público. “Somos os representantes do povo e temos o dever de aprovar os projetos, fiscalizar e ainda julgar as contas apresentadas pelo Prefeito”, frisou o presidente.
A palestra principal ficou por conta do Diretor Legislativo, Olinto Ferreira Junior, que aguçou a curiosidade dos jovens estudantes. Servidor da Câmara Municipal há 32 anos, Olinto Junior relatou aos estudantes, temas importantes sobre o Processo Legislativo. “O Parlamento Municipal é uma fonte inesgotável de informações, mas procuramos dentro do contexto do projeto da escola, abordar os pontos relevantes que poderão influenciar na conscientização política desses estudantes”, esclareceu o Diretor Legislativo.
O Projeto realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Prefeitura, Poder Judiciário, Ministério Público e Câmara Municipal, está sob a coordenação do pelo Professor Vilmar Rosa Mendonça e responsabilidade do Professor Willian Rafael da Silva França e tem como colaboradores os professores: Ana Raquel Mamedes Mota, Dayla Deleyd Contarato Salvador, Deborah Cristina Correia de Brito, Isabel Cristina da Silva, Jorge Messias de Souza, Leticia Rocha da Fonseca, Raimunda Maria Rodrigues de Aquino, Rosangela Alves de Freitas e Francisco Alves de Assis Neto.
Nilcéia Freitas – DIRCOM/CMC