Katatal destaca importância da conclusão do HR

por Nilceia publicado 16/04/2019 10h48, última modificação 16/04/2019 12h45

Depois de 19 anos do inicio da obra do Hospital Regional de Cacoal, finalmente a obra foi entregue na manhã desta terça-feira, à população de Cacoal. Para o presidente da Câmara de Cacoal vereador Luiz Carlos Katatal (PTB), a conclusão dessa obra se deve ao trabalho em conjunto do Governador Ivo Cassol e do ex-deputado federal Nilton Capixaba (PTB), que mesmo com muitos remando contra conseguiram que a obra fosse concluída, ou seja, desenterrada a “cabeça de burro”, expressão usada por Katatal quando se referia a obra que levou quase 20 anos para ser concluída.

Katatal disse que a conclusão dessa obra representa um sonho não somente para o povo de Cacoal, mas principalmente para o Estado que terá um diferencial na parte de estrutura para atender a população. Katatal ressaltou que o ex-deputado Nilton Capixaba foi um dos grandes batalhadores pela obra e conseguindo também o apoio do Governador Ivo Cassol, que não mediu esforços para que a obra fosse terminada. “As obras do Hospital Regional bem como do Aeroporto de Cacoal foram assumidas como uma das prioridades do Governo de Rondônia, e, está ai o resultado”, disse o presidente, frisando que nada resiste ao trabalho.

Em entrevista o presidente da Câmara chamou ainda a atenção para a necessidade de firmar parcerias com os municípios da região, uma vez que Cacoal passará ser o pólo de atendimento de alta complexidade. “Os atendimentos antes realizados na capital do Estado passam a ser em Cacoal, o que facilitará para os gestores municipais, porém deverá ser analisada a questão de pactuação, uma vez que, além do atendimento da alta complexidade, o município também passará a assumir os demais atendimentos”, disse Katatal demonstrando preocupação.

Katatal explicou que a sua preocupação é quanto o aumento da demanda no atendimento em todos os setores da saúde. Segundo ele, quem estiver em Cacoal para um atendimento de alta complexidade e necessitar de um atendimento ambulatorial ou outros exames, dificilmente irá retornar ao seu município de origem para realizá-lo. “Portanto, o que deve ser analisado é justamente a questão da pactuação com esses municípios, pois num passado não muito distante Cacoal perdeu recursos federais da saúde na ordem 900 mil reais para o município de Rolim de Moura, porém os atendimentos continuam sendo realizados em Cacoal”, frisou o presidente.

Com uma expectativa de crescimento acelerada, Cacoal vem se transformado nos últimos tempos a menina dos olhos dos investidores. A constante migração de pessoas de outros municípios e até mesmo de outros Estados, tem transformado a rotina dos moradores, principalmente pelo grande número de universitários que circulam na cidade. A diversidade de cursos universitários oferecidos e a possibilidade do aumento na geração de empregos com a conclusão do Hospital Regional e do Aeroporto, têm sido os principais fatores dessa transformação.

Nilcéia Freitas – DRT 920/RO