Presidente da Câmara cobra providências da SEMMA em relação ao “Lixão” na RO 383

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Apesar de ter sido interditado há algum tempo, o antigo “Lixão” destinado apenas para o descarte de entulhos, como restos de construção e arvores, continua servindo de depósito para todos os tipos de lixo, inclusive orgânicos. Após denúncia recebida pelo Presidente da Câmara de Cacoal, vereador Paty Paulista (PTB), na manhã desta terça-feira, (10/03/2015), uma equipe se deslocou para o local, onde foi constatado o descaso e a falta de respeito às leis e ao meio ambiente. Garrafas pet, peças de eletrônicos, vidros, plásticos, restos de alimentos, móveis e utensílios domésticos, são alguns dos descartes encontrados no local, que, com o bloqueio da entrada do “Lixão” tomada pelo lixo, o depósito está sendo feito as margens da Rodovia RO 383 (Linha 208).
Algumas pessoas que estavam no local explicaram que não adianta falar, porque os caminhões chegam à noite e depositam o lixo e não respeitam as placas de proibição. Um servidor da SEMMA informou que o local havia sido cercado e tinha um portão para entrada, mas com o tempo e sem maquinário para mover e organizar os entulhos, os caminhões foram jogando os entulhos de qualquer jeito e sem se preocupar que estavam obstruindo a entrada. “Hoje está assim, os caminhões chegam e o lixo é jogado onde tem lugar”, relatou o servidor, frisando que teme pela sua própria segurança quando tenta abordar os infratores.
O presidente da Câmara Vereador Paty Paulista (PTB), convidou o Secretário de Meio Ambiente, José Aparecido Limeira, para explicar sobre a situação. A coleta e destinação final do lixo no município de Cacoal tem sido uma das principais preocupações dos vereadores, já que o depósito desses resíduos é feito sem o devido cuidado com a área escolhida, gerando consequências ao Meio Ambiente e à Saúde Humana. Outra discussão polêmica gerada há algum tempo, é quanto ao local escolhido para implantação de um novo Aterro Sanitário, inclusive sendo alvo de investigação por parte de uma Comissão de Averiguação instaurada pela Câmara em 2014.
Paty Paulista disse que além de ter sido implantado em uma área irregular, às margens da RO 383, o antigo “Lixão” de Cacoal, onde deveria ter somente entulhos, não respeita as normas ambientais, sanitárias e está bem próximo ao aeroporto e a uma escola. “O descaso com a saúde humana, meio ambiente e a segurança dos motoristas que trafegam pela rodovia é preocupante”, disse o Presidente, ressaltando que irá acompanhar de perto o problema e dar uma reposta à sociedade.
A quantidade de lixo orgânico (restos de comida), espalhado às margens da estrada, está atraindo insetos e animais como cachorros, urubus e ratos. “Não há qualquer tipo de tratamento do solo ou dos resíduos que ali são depositados, está tudo a céu aberto, que além de contaminar o solo da redondeza é um potencial foco transmissor de doenças”, disse o Presidente, que irá fiscalizar rigorosamente as ações que o Poder Executivo deve iniciar com urgência, para garantir a preservação do meio ambiente e a saúde da população.
Além das ações do Poder Público, o Presidente destacou a importância de haver também uma conscientização por parte da população, que insiste em jogar lixo às margens daquela Rodovia. Uma fiscalização rigorosa por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, afim, de identificar e coibir esses descasos com a natureza também é uma das cobranças do presidente do Legislativo Municipal. “O Poder Público deve fiscalizar, mas é importante a conscientização da população, pois o acumulo do lixo ás margens da rodovia, além dos transtornos e riscos de acidentes, também causa grandes problemas ambientais”, frisou Paty Paulista, ressaltando que Cacoal cresceu muito nos últimos anos e se todos não estiverem atentos e aprender a conviver em equilíbrio com o meio ambiente, para minimizar os impactos, teremos grandes prejuízos no futuro.
Nilcéia Freitas – DIRCOM-CMC