Secretário de Meio Ambiente atende Presidente da Câmara e Problema do "Lixão" será resolvido.

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Após convite o Secretário de Meio Ambiente, Aparecido Limeira, esteve reunido com o Presidente do Poder Legislativo de Cacoal, Vereador Paty Paulista (PTB), para informar sobre as providencias tomadas em relação ao antigo "Lixão. O Secretário explicou que no primeiro momento estão sendo removido o lixo as margens da Rodovia e feito a organização do espaço para novos deposito. "Estamos contando com a parceria do Governo do Estado que por intermédio do diretor do DER em Cacoal, Eduardo Pinheiro, disponibilizou as máquinas para fazer esse serviço", disse o Secretario, ressaltando que a desativação do "Lixão" deve ser feita com urgência.
No mês de junho de 2014, o Ministério Público (MP) enviou uma recomendação a Prefeitura de Cacoal para que, no prazo de 20 dias, o antigo “lixão” fosse completamente desativado. Na ocasião, a promotora Valéria Canestrini, explicou que a engenheira sanitarista do MP constatou que o antigo lixão não é um lugar adequado para esse tipo de descarte. A prefeitura deveria desativar e realizar a revitalização de toda a área. O prazo venceu no final do mês de junho de 2014 e desde então, pelo não cumprimento das obrigações pelo Executivo, novos processos judiciais já foram instaurados, inclusive uma Ação Civil Pública.
O Secretário frisou que se reuniu com a Secretária de Planejamento e o Prefeito para fazer estudos e definir uma nova área, onde possa ser feito o descarte de entulhos. "Estamos buscando um novo local, porém é preciso também à conscientização da população para não misturar lixo orgânico e outros objetos, que não sejam restos de construção e galhos de árvores", recomendou o Secretário, frisando que a nova área terá fiscalização rigorosa, para que não venha ocorrer os crimes ambientais.
Paty Paulista disse que essas ações de fiscalização devem ser constantes, pois a falta de conscientização ainda é um grande risco para os gestores municipais, quando se trata da preservação do meio ambiente. O Presidente lamentou a falta de conscientização das pessoas, destacando que o descaso com o meio ambiente as consequências são para todos. "Vamos ajudar a cuidar da nossa cidade, Cacoal é linda limpa", finalizou o presidente, conclamando a população para ajudar a fiscalizar denunciando as irregularidades.
Nilcéia Freitas- DIRCOM-CMC