PL que institui o Dia municipal da conscientização e enfrentamento à fibromialgia foi aprovado na Câmara

por sorce — publicado 08/03/2022 09h00, última modificação 08/03/2022 09h00

O projeto de lei (PL 300/2022), de autoria dos vereadores Paulinho do Cinema (PSB), e Edimar Kapiche (PSDB) que “institui em Cacoal, o dia municipal da conscientização e enfrentamento à fibromialgia no calendário oficial de datas do município, e cria a carteira de identificação, estabelece filas e vagas preferenciais de estacionamento para pessoa com síndrome fibromiálgica", foi provado pela maioria dos vereadores presentes na 3ª Sessão ordinária, realizada ontem (7), no plenário da Câmara municipal de Cacoal.

Conforme Paulinho do Cinema, o projeto original é de sua autoria, e já havia sido aprovado anteriormente, agora em 2022, o projeto foi aprimorado e implementado com a participação do vereador Edimar Kapiche.

“Kapiche conseguiu me convencer que as coisas poderiam melhorar ainda mais, e eu não tenho dificuldade alguma em fazer com que se é um projeto melhorasse.

Eu acho que se for melhor para a população, vamos mudar. E ele colocou algumas modificações, me trouxe estudamos o projeto e achamos que daquele ficaria melhor, e assim fizemos”, destacou o vereador Paulinho do Cinema

Segundo Edimar Kapiche, o projeto assegura a disponibilização de carteirinha para o cidadão cacoalense portador da patologia denominada "fibromialgia", considerada problema de saúde pública, pelo impacto negativo sobre a qualidade de vida dos portadores dessa doença.

A Carteira de Identificação da Pessoa com Síndrome Fibromiálgica será expedida gratuitamente, mediante requerimento, acompanhado de relatório médico, com a indicação do código da Classificação estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID.