Sessão Solene Homenageia 10 anos do IFRO e entrega Título de Cidadão de Cacoal ao educador Davys Negreiros

por jaque — publicado 25/05/2023 15h10, última modificação 25/05/2023 15h46

Em Sessão Solene, marcada por momentos emocionantes, e realizada na manhã desta quinta-feira (25), a Câmara de Cacoal, prestou Homenagem aos 10 anos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO/Campus Cacoal), e entregou ao educador e ex-diretor geral da instituição de ensino no município Davys Sleman de Negreiros, o Título de Cidadão Benemérito de Cacoal. 

Na solenidade, o homenageado com a outorga foi recebido com aplausos e ovacionado pelos estudantes e o público presente. A propositura ao educador, é de autoria do anfitrião da cerimônia, vereador Romeu Moreira, que, com sua equipe, coordenou e organizou a solenidade para entrega de ambas honrarias, uma vez que parlamentar também é autor do Projeto de Lei que homenageia o IFRO, juntamente com os vereadores: Ezequiel Câmara (Minduim), Luiz Fritz, e Josisvan Coelho de Almeida (Zivan).

A abertura oficial da Sessão Solene foi feita pelo vereador Luiz Fritz, presidente em exercício, e marcada pela execução do Hino de Rondônia apresentado pelos alunos do “Projeto Oficinas de Instrumentos Musicais do Campus”, coordenado pelo maestro professor Rivaldo José de Souza.

Entregas

O ápice da cerimônia foi marcado pela entrega da homenagem ao IFRO feita pelo então presidente da Câmara ao reitor Pró Tempore do IFRO/RO Edslei Rodrigues de Almeida, em reconhecimento à instituição de ensino à promoção e inclusão de egressos no mundo do trabalho, por meio de formação e qualificação profissional, e contribuição para o desenvolvimento socioeconômico de Cacoal e de Rondônia.

Já o Título de Cidadão ao professor Davys Negreiros, foi entregue ao homenageado pelo prefeito Adailton Furia, seguida da entrega da Lei que sancionou a outorga, entregue pelo propositor Romeu Moreira.

Na oportunidade, o vereador anfitrião destacou as ações realizadas pelo IFRO em favor da comunidade escolar e do município, citando como exemplo, a participação no Movimento Pró-Cacau e na Cafeicultura.

Ele também ressaltou a contribuição dos professores da Unidade de Ensino, e especificamente sobre o professor Davys, frisou o currículo extenso e de “alto nível”, e que o conheceu através de seus trabalhos em favor da educação, interligada à agricultura, meio ambiente e outros setores. 

“Estou honrado em ter a oportunidade de promover este evento estas homenagens”, destacou Romeu Moreira.

Convite para o alto escalão

“Uma homenagem muito justa a estas duas figuras históricas: instituição e o professor Davys”, complementou o prefeito Adailton Furia, parabenizando o homenageado, e convidando-o a compor o alto escalão do município.

"É muito gratificante estar participando de uma Sessão Solene tão importante como esta”, acrescentou o então presidente Luiz Fritz, em nome da Câmara.

“Você Davys, reconhece que investir em conhecimento é investir no futuro”, disse o reitor do IFRO/RO, parabenizando o professor doutor pela honraria.

Os vereadores: Ezequiel Câmara, dr Paulo Henrique, Paulo Duarte Bezerra (Paulinho do Cinema), Edimar Kapiche e demais presentes também ressaltaram a importância das homenagens à instituição e ao professor.

Emocionado, Davys Negreiros agradeceu a família, aos alunos, professores e servidores do IFRO pela unidade de compreensão e parceria durante o tempo em que esteve à frente do Instituto. Em sua fala, revelou que teve seu primeiro contato com Cacoal através de um anúncio no jornal Folha de São Paulo que o cativou, e o fez desistir da bolsa que havia recebido para fazer doutorado na Universidade de Washington (EUA) para se aventurar na educação em Cacoal, Rondônia. Ao chegar no município, em sua primeira visita aos feirantes que o recepcionaram calorosamente, concluiu; “aqui realmente é a minha casa”.

Também marcaram presença na Sessão Solene, o presidente da OAB (Seccional Cacoal) Diogenes Nunes de Almeida, que no ato, representou a Tribuna de honra no evento; o novo diretor do IFRO Cacoal professor Adilson Miranda; o secretário municipal de educação Gildeon Alves da Cruz; docentes; alunos do IFRO, e demais representantes da educação.

BIOGRAFIA DO HOMENAGEADO

Davys Sleman de Negreiros nasceu no dia 1º de maio de 1976. É paulistano de nascimento, caiçara de criação, rondoniense de coração, casado com a professora Simone Patrícia, tem duas filhas: Maria Eduarda e Maria Victória e mora em Cacoal desde o ano 2001.

É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Tem experiência docente tanto na Graduação, como na Pós-Graduação Lato Sensu, atuando e publicando textos em revistas Nacionais e Internacionais.

É membro de Corpo Editorial, Editor e Avaliador de inúmeras Revistas Científicas; membro/pesquisador do NEMP-UFSCar (Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da Universidade Federal de São Carlos), do Grupo de Investigación sobre Democratización de América Latina en Perspectiva Comparada DALC-ALACIP (Asociación Latinoamerica de Ciencia Política) e do Grupo de Pesquisa Práticas Discursivas da Amazônia - PDA/IFRO.

Foi diretor Acadêmico da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED), e em Rolim de Moura, foi diretor Acadêmico da Faculdade de Rolim de Moura (Farol), chefe de gabinete da Prefeitura, vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, fundador e vice-presidente do Observatório Social do Brasil, e 2º Tesoureiro da Casa Beneficente à Criança Carente do município.

Também foi diretor de Ensino do IFRO Campus Colorado do Oeste; e no Campus em Cacoal onde é professor, já atuou como: coordenador de Apoio ao Ensino -CAE, chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, diretor geral Pró-Tempore, e diretor geral eleito com 95,3% dos votos. Este último cargo, entregue recentemente.

Davys Negreiros, é ainda: membro efetivo/vitalício da Academia de Letras de Cacoal (ACLEC) - Cadeira nº 16 Aphonso Henriques de LIMA BARRETO; membro efetivo da Academia Maçônica de Letras de Rondônia Cadeira nº 27; membro efetivo da "Câmara Setorial do Café" de Rondônia; membro técnico do Comitê Gestor da Indicação Geográfica dos Cafeicultores Associados da "Região Matas de Rondônia" (Caferon); habilitador ad hoc FIES-Técnico/Pronatec do MEC/Sistec/Setec; parecerista da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante da Editora Abril; avaliador de Cursos Superiores do jornal O Estado de São Paulo "Estadão"; e avaliador ad hoc Institucional e de Cursos de Graduação do MEC/INEP. 

HISTÓRICO IFRO CACOAL

O Campus do IFRO/Cacoal foi viabilizado através de doação da Escola Agrícola Municipal de Ensino Fundamental Auta Raupp, e efetivado pela Lei Municipal 2.449, de 21 de maio de 2009, e abrange toda a área de ocupação da área, composta por um lote de 50 hectares. Inaugurada em 1997, a Escola passou a oferecer séries finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e a partir de Convênio assinado entre o IFRO e a Prefeitura Municipal de Cacoal em 2009, passou a funcionar em fase de progressiva extinção enquanto se estruturava o Núcleo Avançado de Cacoal, como extensão do Campus Ji-Paraná. Essa política foi fundamental para atender a demanda de interesses e necessidades do município, e ao mesmo tempo viabilizar a expansão do IFRO.

Em 1° de fevereiro de 2010, o Núcleo foi transformado em Campus Avançado, ainda como extensão do Campus Ji-Paraná e com a previsão de oferta do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. A partir de 2012, tornou-se Campus Cacoal.

A aproximação se tornou ainda mais estrita em 2014, quando o IFRO realizou audiência pública para apresentar um relatório de pesquisa com os cursos que seriam prioridade em futuras implementações oferecidas pelo campus. Deste encontro formalizou-se a oferta da Licenciatura em Matemática, que teve início no segundo semestre de 2014. Além disso, no mesmo ano os servidores do campus empenharam-se na confecção do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, que formou suas primeiras turmas em 2015. 

No ano seguinte, o Campus Cacoal iniciou o Curso Técnico em Informática, também na modalidade integrada ao Ensino Médio e o Curso Tecnólogo em Agronegócio. Em 2017, foram matriculados os primeiros alunos do Bacharel em Zootecnia, assim como em 2019 os primeiros do curso de Geografia. 

O Campus Cacoal oferta ainda à comunidade Cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD), Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Pós-Graduação Lato Sensu. Nestes 10 anos, o instituto contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de Cacoal, sendo, entre os 600 campus existentes dos IFS do Brasil, o que tem a menor taxa de evasão escolar, e ainda: 

● Formou mais de 3.000 (três mil) alunos; 

● Apoia e contribui com o desenvolvimento da cadeia produtiva do café; 

● Colabora com apoio técnico e científico para o desenvolvimento da cacauicultura em nosso município, sendo uma das instituições integrantes do Movimento Pró cacau; 

● É destaque nas diversas Olimpíadas nacionais ao qual participa: - Olimpíadas brasileiras de agropecuária; - Olimpíadas brasileiras de robótica; - Olimpíadas brasileiras de língua portuguesa; - Olimpíadas brasileiras de biologia; - Olimpíadas brasileiras de química. Há de se destacar ainda a valorização da juventude acadêmica por meio do esporte e da cultura, incentivados pelos diversos jogos realizados pela instituição local (JICCAS), estadual (JIFRO), regional (JIFEN) e federal (JIF). 

CONFIRA TODAS AS FOTOS DO EVENTO AQUI