Cacoal

por Junior publicado 27/09/2017 14h14, última modificação 27/09/2017 14h14
Breve Histórico da Cidade de Cacoal

Cacoal é um dos municípios mais prósperos e importantes do estado de Rondônia, sua consistente economia está em plena expansão, sobressaindo como grande produtor agropecuário. Tem sua história acoplada à expansão agrícola nacional proveniente da convergência de fluxos migratórios para o Estado de Rondônia. 

Sua real ocupação iniciou-se na década de 70, quando ao local chegaram para se instalar os imigrantes vindos de região sul e sudeste, que começaram a construir suas casas próximos ao ribeirão pirarara e a BR 364, em 5 de julho de 1972. Essa data é dada como marco inicial da história do município, assim como o local onde os pioneiros acamparam suas barracas, entre o ribeirão pirarara e a BR 364. 

Com o aumento do fluxo migratório o povoado foi se expandindo e se desenvolvendo, nessa ocasião o povoado era conhecido como Nova Cassilândia. O nome Cacoal foi dado pelo guarda fios da comissão Rondon, Senhor Anízio Serrão de Carvalho, uns dos primeiros moradores do lugar que ali se instalara em 1912. 

É chamado assim devido à impressionante quantidade de cacaueiros existentes na floresta das redondezas, principalmente na fazenda de sua propriedade, cujo nome daí advém. 

Aos poucos o nome Nova Cassilândia foi lentamente substituído por Cacoal e por este nome ficou conhecida tanto pelos seringueiros como pelos garimpeiros de diamantes que por ali passavam, rumo aos rios Comemoração (Barão do Melgaço) e Apediá (Pimenta Bueno), tendo sido oficializado quando o vilarejo foi emancipado a município, pela Lei 6.448, em 11 de Outubro de 1977 e a solenidade de instalação ocorreu no dia 26 de Novembro, com a presença do então Ministro Maurício Rangel Reis.