Coleção de Notícias

por Interlegis — última modificação 04/04/2024 10h16
Todas as notícias em ordem cronológica decrescente

Enchentes e alagações são causadas pela “interferência humana”

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

O vereador Paty Paulista em seu depoimento na sessão legislativa de segunda-feira, 24, atribuiu à enchente que teve em Cacoal a todos os poderes públicos constituídos. “Somos todos responsáveis por esse desastre que vem ocorrendo frequentemente em Cacoal e região deixando muitas famílias desabrigadas e com prejuízos incalculáveis: vereadores, prefeito, deputado estadual, federal, senadores, enfim até mesmo o governo federal. Não posso aqui dizer que a culpa e só dos moradores que jogaram lixo nos rios ou só da Prefeitura que não faz a manutenção nas cabeceiras das pontes, preservação das nascentes, arborização, limpezas dos rios ou até mesmo preservação das áreas de proteção ambiental”, justificou o vereador.
Paty disse que essa chuva de sábado, 22, não foi a primeira que aconteceu e desabrigou famílias no município, entendendo que é necessário politicas públicas com planejamento adequado, e principalmente visão abrangedora de desenvolvimento sustentável eficiente para que ações como essa não voltem a repetir. “As inundações além do prejuízo financeiro para as famílias residentes próximos aos rios, traz também muitos tipos de doenças como amebíase, cólera, febre amarela, hepatite A, malária, poliomielite, teníase entre outras e dificuldades para muitas famílias, principalmente aquelas que têm filhos pequenos” relatou.
As enchentes nas maiorias das vezes são causadas pela interferência humana ocorre em vários estágios, começando pela fundação de cidades nos limites de rios, pelas alterações realizadas em bacias hidrográficas, pelas construções mal projetadas de diques, bueiros e outros, responsáveis pela evacuação das águas. Ainda podem ocorrer pelo depósito errôneo de lixo em vias públicas que, com a força das águas, são arrastados causando o entupimento dos locais de saída de água.
A ação do homem mudou o curso natural das coisas... Antigamente, antes de as cidades se formarem, a água entrava toda na terra. Quando o homem começou a tirar a vegetação e construir casas nas margens dos rios, as enchentes viraram um "problemão". Sem as raízes das árvores, que funcionam como esponjas que seguram a água no solo, o volume de água que volta para os rios aumenta muito, e o risco de acontecer uma enchente "desastrosa" aumenta junto. As coisas pioraram nas cidades, porque os prédios, casas e o asfalto que recobre as ruas tapam o caminho da água até a terra, a chamada "impermeabilização do solo". O lixo jogado nas ruas também contribui para os alagamentos, porque entope os bueiros e faz os córregos transbordarem. Nessas águas estão também os esgotos não canalizados, que em muitos lugares são despejados a céu aberto nos córregos, sem nenhum tratamento.
Temos que agora nos unir para tenta amenizar o sofrimento daqueles que perderam tudo aquilo que adquiriu ao longo de sua vida, por isso chamo a reponsabilidade para todos nos que fomos eleitos para representar o povo "O que falta é trabalho para essas pessoas para ter ânimos e tudo voltar ao normal de novo. É evidente que existem lugares em que são necessárias algumas obras, mas, em outros, manutenção e limpeza de galerias e bueiros poderiam, ao menos, reduzir os danos", concluiu Paty Paulista.

José Carlos Pereira

Poder Legislativo intercede para resolver problemas de Cacoal

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Em reunião realizada na manhã de segunda-feira, com o novo Secretário de Obras do município de Cacoal, Aparecido Feliciano de Oliveira, os vereadores cobraram solução para os problemas das ruas e linhas vicinais que se encontram intransitáveis. A sugestão de parcerias para resolver os problemas foi apresentada ao Secretário, pelos vereadores Paty Paulista (PTB) e Claudemar Littig (PDT). Quanto ao a saída do ex-secretário de Obras, o vereador Paty Paulista disse que não há nada pessoal, apenas defendeu os interesses da comunidade.
Paty Paulista (PTB), disse que a população não aguenta mais tanto descaso e que são necessárias parcerias para resolver os problemas. O vereador frisou que sabe que a região passa por um período chuvoso, no entanto são questões emergenciais que não podem esperar o período da estiagem. “São famílias que pagam seus impostos e estão tendo cerceado o seu direito de ir e vir”, disse o vereador, frisando que ações paliativas podem atenuar os problemas, que vem causando transtornos e prejuízos aos moradores de Cacoal.
O vereador Claudemar Littig (PDT), frisou que a situação da área rural não é diferente da área urbana. “Em muitos anos, esta é a primeira vez que vemos o nosso município se transformar nesse caos”, disse o vereador, frisando que na área rural ainda é pior, porque além de estar impedido de ir e vir devido à queda de bueiros, pontes e atoleiros, os agricultores já começam a contabilizar prejuízos com a demora no escoamento da produção.
Sobre a troca do Secretário de Obras, Paty Paulista comentou que não há nada pessoal e que as mudanças devem acontecer sempre que não estiverem dando certo. “Sabemos do esforço do ex-secretário, porém a Secretaria necessita de pessoa técnicas que tenha conhecimento para resolver os problemas do município de forma imediata”, disse o vereador, frisando que não fez nenhuma indicação de nome à Secretaria, e aposta na capacidade do novo Secretário, pois além de servidor de carreira há mais de 25 asnos, tem conhecimentos técnicos dos problemas da Secretaria de Obras e do município.

Assessoria

NOTA DE PESAR

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

NOTA DE PESAR - Leia mais…

Câmara realiza Sessão Solene para homenagear mulheres de Cacoal

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

A Câmara de Cacoal realiza nesta sexta-feira, 07, Sessão solene para homenagear mulheres que desenvolvem projetos voluntários em função de outras mulheres e também aquelas que contribuem para a garantia dos direitos das mulheres. Entre as premiadas estão Representantes de Conselhos, presidentes de bairros, funcionárias da Delegacia da Mulher e as que ocuparam cargos eletivos no município.

É a primeira que as mulheres serão homenageadas em Sessão Solene em função do Dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Isso só foi possível com a aprovação por unanimidade do projeto de Resolução do Legislativo de autoria da vereadora Maria Simões (PT), que criou o Diploma e Medalha Mulher Cidadã e tem por objetivo premiar cinco mulheres, obedecendo a regras especificas do edital.

Para o presidente da Casa vereador Pedro Ferrazin (PP), esta foi uma importante iniciativa da Vereadora Maria Simões, que é a única mulher com cargo eletivo, hoje, no Legislativo Municipal. “O trabalho das mulheres deve ser reconhecido em todos os níveis, está é apenas um forma de mostrarmos a sociedade o valoroso trabalho social que essas mulheres desenvolvem no município”, disse o presidente, ressaltando que esse é um projeto contínuo e que muitas outras mulheres ainda serão premiadas.

A vereadora autora do Projeto, disse estar feliz com os resultados, afinal serão premiadas as mulheres que desenvolvem projetos voluntários em função de outras mulheres e também aquelas que contribuem para a garantia dos direitos das mulheres. “Isso é uma forma de reconhecer os trabalhos prestados e motivar para que outras mulheres também sigam o mesmo caminho”, frisou Maria Simões.

A sessão acontece nesta sexta feira, 07 de março, a partir das 18h30min, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Cacoal.

DIRCOM/CMC.

Câmara realiza audiência pública de prestação de contas

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

A Câmara Municipal de Cacoal realiza nesta quarta-feira 26/02/2014, Audiência Pública de Prestação de Contas do terceiro quadrimestre de 2013. A Audiência Pública apresentada perante a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara, que tem como presidente o vereador Rafael Evangelista (DEM), vice-presidente o vereador Adailton Fúria (PRB) e membro o Vereador Claudemar Littig (PDT), têm por objetivo a apresentação dos relatórios de Gestão Fiscal do Desempenho do Poder Executivo de Cacoal e dos Relatórios Circunstanciados das Atividades Desenvolvidas no 3º Quadrimestre de 2013.

O presidente da Câmara vereador Pedro Ferrazin (PP), ressaltou a importância da participação da comunidade. Segundo o presidente, é na audiência pública que se tem conhecimento onde está sendo aplicado o dinheiro do contribuinte. “A participação da comunidade nas audiências públicas contribui para o fortalecimento da democracia, além de oportunizar a todos conhecer onde estão sendo aplicados seus impostos”, disse o presidente, pedindo a participação de todos os segmentos.
A audiência será realizada ás 14h00min horas, no Plenário do Palácio Catarino Cardoso dos Santos (Câmara Municipal), localizado na Rua Presidente Médici, n.º 1849, bairro Jardim Clodoaldo, neste Município.

Assistência técnica aos cafeicultores é defendida

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Na cerimonia de posse da nova diretoria da Câmara Setorial do Café em Rondônia, o Presidente da Câmara de vereadores de Cacoal Pedro Ferrazin (PP), destacou a importância de parcerias para garantir mais investimentos na cultura cafeeira do Estado. Pedro Ferrazin enalteceu a iniciativa do Governo do Estado, que por meio da Secretaria de Estado e Agricultura possibilitou a em realização do evento em Cacoal e cobrou investimentos e assistência técnica aos cafeicultores.
Pedro Ferrazin destacou que a produção de café caiu nos últimos anos em todos Estado, reflexo da falta de assistência técnica, de investimento em novas tecnologias, de infraestrutura e de estímulos para o produtor. “É preciso garantir ações permanentes para mudar o comportamento do agricultor, que geralmente abandona as lavouras de café quando o produto está em baixa e falta assistência técnica e apoio governamental”, disse o presidente.
Para o presidente o produtor de café de Rondônia, formado em sua maioria por agricultores familiares, é extremamente vulnerável as oscilações do mercado e precisa do apoio permanente para que possa permanecer na mesma cultura. “Tenho certeza de que essas novas parcerias entre Governo do Estado, Câmara Setorial do Café e demais Órgãos dos Governos Federal, Estadual e Municipal a história da cafeicultura ganhará novos rumos”, destacou.
Pedro Ferrazin parabenizou os novos membros da Diretoria da Câmara Setorial do Café, que tem como presidente Ezequias Braz (Tuta Café) – Presidente, vice Vereador Claudemar Littig (Mao) (PDT), Leandro Dias Martins e Paulo Sérgio Pereira, primeiro e segundo Secretário respectivamente.
Nilcéia Freitas- Dircom

Sessões Ordinárias da Câmara de Cacoal iniciam dia 17

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

A Câmara de Cacoal retoma as atividades nesta segunda-feira, 17, às 18h30min. O presidente da Câmara, vereador Pedro Antônio Ferrazin (PP), conclamou a comunidade para que prestigiem as sessões, frisando a importância da participação popular para o fortalecimento das ações democráticas e o desenvolvimento do município. A sessão desta segunda-feira deverá contar com a presença do Prefeito e demais autoridades políticas do Estado.
Pedro Ferrazin destacou o avanço no cenário político em todo País. Segundo ele, a forma democrática e diferenciada dos Poderes constituídos é que garantem uma maior aproximação dos legisladores e a comunidade. O presidente ressaltou que este será mais um ano de muito trabalho. “A nossa proposta é que a Câmara seja verdadeiramente a Casa do Povo, pois fomos eleitos para representar a nossa comunidade”, disse o Presidente, frisando que os Poderes constituídos devem trabalhar com um só objetivo, qual seja atender os interesses da coletividade.
Na manhã desta quinta-feira, os vereadores se reuniram e deliberam sobre os projetos que estão tramitando na Casa, tendo sido deferido um projeto para a Ordem do Dia desta segunda-feira, 17. Estará em pauta o projeto 154, que autoriza a concessão gratuita de direito real de uso, dos imóveis urbanos denominados Lotes 09 e 10, Quadra 05, Setor Parque Industrial.

SEIS PROJETOS APROVADOS EM EXTRAORDINÁRIA

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

A Câmara de vereadores de Cacoal realizou nesta quarta-feira, 29, a primeira Sessão Extraordinária de 2014. Na pauta seis projetos, sendo cinco de autoria do Executivo e um do Poder Legislativo. Entre os projetos, dois são de 2013, 0 155/PMC e 157/PMC, ambos aguardavam adequações para entrar em pauta os demais projetos o n.º 01/PMC/14; n.º 02/PMC/14, nº 03/PMC/14 e n.º 04/CMC/14, abrem seqüencialmente o ano legislativo.
O projeto 01/PMC/14, que trata de disponibilidade de combustível a terceiros havia sido rejeitado pela Câmara em sua forma original em 2013, e proposto alterações para que atendesse de forma transparente a sua finalidade. “Com esse novo Projeto, o combustível a terceiros será liberado somente para caminhões e máquinas leves e pesadas, tendo sido retirado da sua forma original a liberação de outros tipos de combustíveis”, explicou o vereador Cesar Condack (PSDC).
O presidente da Câmara Vereador Pedro Ferrazin (PP), agradeceu a todos os pares por atender a convocação para aprovação desses projetos. “Sabemos que todos os projetos aprovados são importantes para a comunidade, inclusive aprovamos alteração no Plano Diretor que visa sanar os problemas em relação à escrituração de terrenos”, disse o Presidente, esclarecendo que em alguns bairros, as pessoas não conseguiam escriturar seus terrenos devido ao impedimento que existia no Plano Diretor, e que, com essa alteração foi resolvido.
Paty Paulista (PTB), Fúria (PRB), Maria Simões (PT), Valter Pires ((PT), Mão (PDT), Bruno Trevizani (PDT), Donizete (PTB) e Corá (PV), foram unânimes em afirmar que todos os projetos são analisados e aprovados em tempo recorde, pois todos os vereadores estão acompanhando de perto as reivindicações da comunidade. “Apesar do recesso, o nosso trabalho não pára, pois estamos acompanhando de perto as reivindicações e buscando soluções”, ressaltou o vereador Paty Paulista (PTB).
Após a sessão os vereadores se reuniram para tratar sobre a paralisação ocorrida nesta terça-feira, no Distrito do Riozinho e buscar soluções. Uma reunião com o governo do Estado, bancada Federal e Estadual será proposta pelos vereadores para tratar dos problemas do Distrito do Riozinho, bem como outros problemas que atinge a comunidade local.
Nilcéia Freitas – DIRCOM-CMC

Vereadores de Cacoal buscam parcerias com o Governo do Estado

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

O presidente da Câmara de Cacoal, vereador Pedro Ferrazin (PP) acompanhado do vereador Rafael Evangelista (DEM) e do diretor do DER em Cacoal, Eduardo Pinheiro, estiveram em Espigão D´Oeste, na tarde desta quarta-feira, 11, para recepcionar o governador Confúcio Moura e o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Lúcio Mosquini, e solicitar a cooperação com o município de Cacoal, na limpeza e recuperação das ruas e avenidas.

O presidente da Câmara enfatizou que o trabalho realizado pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras tem sido de fundamental importância. “Sem essa parceria os municípios ficam limitados”, disse o presidente, ressaltando que a maioria dos municípios passa por dificuldades e Cacoal não é diferente, pois faltam maquinários e mão de obra para executar os serviços de recuperação das ruas e avenidas.

Câmara elege mesa diretiva para 2015/2016

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

A Câmara de Cacoal elegeu nesta segunda-feira (2), a Mesa Diretiva para o biênio 2015-2016.  Em votação aberta e por unanimidade foi eleita à chapa “Unidos por Cacoal”, única apresentada, que tem como presidente, o vereador Paty Paulista (PTB), vice-presidente vereador Claudemar Littig “Mão” (PDT), 1º Secretário Pedro Ferrazin (PP) e 2º Secretário o vereador Mário Moreira “Jabá” (PRP).   

Paty Paulista que está exercendo o terceiro mandato agradeceu a todos os vereadores, familiares, amigos e principalmente ao povo de Cacoal, que lhe reconduziu à Câmara. Emocionado disse que estava realizando um sonho do seu pai, o ex-deputado José Emilio Paulista, que se encontra hospitalizado na capital do Estado a cerca de quatro meses. “Sei que ele não está neste plenário, mas quero entregar nas mãos de Deus, e se for de sua vontade o meu pai estará na minha posse no dia 1º de janeiro de 2015”, finalizou o vereador.

A atual mesa diretiva composta pelos vereadores Pedro Ferrazin (PP), Mario Moreira Jabá (PRP), Valter Pires (PT) e Adailton Fúria (PRB), continuam a frente da Casa de Leis até 31 de dezembro de 2014.  

NILCÉIA FREITAS (DIRCOM-CMC)

Ações do documento