Coleção de Notícias

por Interlegis — última modificação 04/04/2024 10h16
Todas as notícias em ordem cronológica decrescente

Assistência técnica aos cafeicultores é defendida

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Na cerimonia de posse da nova diretoria da Câmara Setorial do Café em Rondônia, o Presidente da Câmara de vereadores de Cacoal Pedro Ferrazin (PP), destacou a importância de parcerias para garantir mais investimentos na cultura cafeeira do Estado. Pedro Ferrazin enalteceu a iniciativa do Governo do Estado, que por meio da Secretaria de Estado e Agricultura possibilitou a em realização do evento em Cacoal e cobrou investimentos e assistência técnica aos cafeicultores.
Pedro Ferrazin destacou que a produção de café caiu nos últimos anos em todos Estado, reflexo da falta de assistência técnica, de investimento em novas tecnologias, de infraestrutura e de estímulos para o produtor. “É preciso garantir ações permanentes para mudar o comportamento do agricultor, que geralmente abandona as lavouras de café quando o produto está em baixa e falta assistência técnica e apoio governamental”, disse o presidente.
Para o presidente o produtor de café de Rondônia, formado em sua maioria por agricultores familiares, é extremamente vulnerável as oscilações do mercado e precisa do apoio permanente para que possa permanecer na mesma cultura. “Tenho certeza de que essas novas parcerias entre Governo do Estado, Câmara Setorial do Café e demais Órgãos dos Governos Federal, Estadual e Municipal a história da cafeicultura ganhará novos rumos”, destacou.
Pedro Ferrazin parabenizou os novos membros da Diretoria da Câmara Setorial do Café, que tem como presidente Ezequias Braz (Tuta Café) – Presidente, vice Vereador Claudemar Littig (Mao) (PDT), Leandro Dias Martins e Paulo Sérgio Pereira, primeiro e segundo Secretário respectivamente.
Nilcéia Freitas- Dircom

Sessões Ordinárias da Câmara de Cacoal iniciam dia 17

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

A Câmara de Cacoal retoma as atividades nesta segunda-feira, 17, às 18h30min. O presidente da Câmara, vereador Pedro Antônio Ferrazin (PP), conclamou a comunidade para que prestigiem as sessões, frisando a importância da participação popular para o fortalecimento das ações democráticas e o desenvolvimento do município. A sessão desta segunda-feira deverá contar com a presença do Prefeito e demais autoridades políticas do Estado.
Pedro Ferrazin destacou o avanço no cenário político em todo País. Segundo ele, a forma democrática e diferenciada dos Poderes constituídos é que garantem uma maior aproximação dos legisladores e a comunidade. O presidente ressaltou que este será mais um ano de muito trabalho. “A nossa proposta é que a Câmara seja verdadeiramente a Casa do Povo, pois fomos eleitos para representar a nossa comunidade”, disse o Presidente, frisando que os Poderes constituídos devem trabalhar com um só objetivo, qual seja atender os interesses da coletividade.
Na manhã desta quinta-feira, os vereadores se reuniram e deliberam sobre os projetos que estão tramitando na Casa, tendo sido deferido um projeto para a Ordem do Dia desta segunda-feira, 17. Estará em pauta o projeto 154, que autoriza a concessão gratuita de direito real de uso, dos imóveis urbanos denominados Lotes 09 e 10, Quadra 05, Setor Parque Industrial.

SEIS PROJETOS APROVADOS EM EXTRAORDINÁRIA

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

A Câmara de vereadores de Cacoal realizou nesta quarta-feira, 29, a primeira Sessão Extraordinária de 2014. Na pauta seis projetos, sendo cinco de autoria do Executivo e um do Poder Legislativo. Entre os projetos, dois são de 2013, 0 155/PMC e 157/PMC, ambos aguardavam adequações para entrar em pauta os demais projetos o n.º 01/PMC/14; n.º 02/PMC/14, nº 03/PMC/14 e n.º 04/CMC/14, abrem seqüencialmente o ano legislativo.
O projeto 01/PMC/14, que trata de disponibilidade de combustível a terceiros havia sido rejeitado pela Câmara em sua forma original em 2013, e proposto alterações para que atendesse de forma transparente a sua finalidade. “Com esse novo Projeto, o combustível a terceiros será liberado somente para caminhões e máquinas leves e pesadas, tendo sido retirado da sua forma original a liberação de outros tipos de combustíveis”, explicou o vereador Cesar Condack (PSDC).
O presidente da Câmara Vereador Pedro Ferrazin (PP), agradeceu a todos os pares por atender a convocação para aprovação desses projetos. “Sabemos que todos os projetos aprovados são importantes para a comunidade, inclusive aprovamos alteração no Plano Diretor que visa sanar os problemas em relação à escrituração de terrenos”, disse o Presidente, esclarecendo que em alguns bairros, as pessoas não conseguiam escriturar seus terrenos devido ao impedimento que existia no Plano Diretor, e que, com essa alteração foi resolvido.
Paty Paulista (PTB), Fúria (PRB), Maria Simões (PT), Valter Pires ((PT), Mão (PDT), Bruno Trevizani (PDT), Donizete (PTB) e Corá (PV), foram unânimes em afirmar que todos os projetos são analisados e aprovados em tempo recorde, pois todos os vereadores estão acompanhando de perto as reivindicações da comunidade. “Apesar do recesso, o nosso trabalho não pára, pois estamos acompanhando de perto as reivindicações e buscando soluções”, ressaltou o vereador Paty Paulista (PTB).
Após a sessão os vereadores se reuniram para tratar sobre a paralisação ocorrida nesta terça-feira, no Distrito do Riozinho e buscar soluções. Uma reunião com o governo do Estado, bancada Federal e Estadual será proposta pelos vereadores para tratar dos problemas do Distrito do Riozinho, bem como outros problemas que atinge a comunidade local.
Nilcéia Freitas – DIRCOM-CMC

Vereadores de Cacoal buscam parcerias com o Governo do Estado

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

O presidente da Câmara de Cacoal, vereador Pedro Ferrazin (PP) acompanhado do vereador Rafael Evangelista (DEM) e do diretor do DER em Cacoal, Eduardo Pinheiro, estiveram em Espigão D´Oeste, na tarde desta quarta-feira, 11, para recepcionar o governador Confúcio Moura e o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Lúcio Mosquini, e solicitar a cooperação com o município de Cacoal, na limpeza e recuperação das ruas e avenidas.

O presidente da Câmara enfatizou que o trabalho realizado pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras tem sido de fundamental importância. “Sem essa parceria os municípios ficam limitados”, disse o presidente, ressaltando que a maioria dos municípios passa por dificuldades e Cacoal não é diferente, pois faltam maquinários e mão de obra para executar os serviços de recuperação das ruas e avenidas.

Câmara elege mesa diretiva para 2015/2016

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

A Câmara de Cacoal elegeu nesta segunda-feira (2), a Mesa Diretiva para o biênio 2015-2016.  Em votação aberta e por unanimidade foi eleita à chapa “Unidos por Cacoal”, única apresentada, que tem como presidente, o vereador Paty Paulista (PTB), vice-presidente vereador Claudemar Littig “Mão” (PDT), 1º Secretário Pedro Ferrazin (PP) e 2º Secretário o vereador Mário Moreira “Jabá” (PRP).   

Paty Paulista que está exercendo o terceiro mandato agradeceu a todos os vereadores, familiares, amigos e principalmente ao povo de Cacoal, que lhe reconduziu à Câmara. Emocionado disse que estava realizando um sonho do seu pai, o ex-deputado José Emilio Paulista, que se encontra hospitalizado na capital do Estado a cerca de quatro meses. “Sei que ele não está neste plenário, mas quero entregar nas mãos de Deus, e se for de sua vontade o meu pai estará na minha posse no dia 1º de janeiro de 2015”, finalizou o vereador.

A atual mesa diretiva composta pelos vereadores Pedro Ferrazin (PP), Mario Moreira Jabá (PRP), Valter Pires (PT) e Adailton Fúria (PRB), continuam a frente da Casa de Leis até 31 de dezembro de 2014.  

NILCÉIA FREITAS (DIRCOM-CMC)

VEREADORES BUSCAM RECURSOS PARA O MUNICÍPIO DE CACOAL.

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

           Nos dias 27 e 28 de Novembro de 2013 os Vereadores Bruno Trevizani e Claudemar Littig (Mão), estiveram em Brasília em busca de recursos para atender os produtores rurais do município de Cacoal. Na ocasião os vereadores na companhia de seus pares Donizeti da Sucam, Valter Pires, Pedro Ferrazin, Paty Paulista, Jaba Moreira, prestigiaram a premiação do prefeito Francesco Vialetto pelo prêmio 100 Melhores Gestores do Brasil de 2013 e parabenizam pelos trabalhos que vem desenvolvendo no município.

           Os vereadores MÃO (PDT) e Bruno Trevizani (PDT) foram em busca de garantir recurso para Cacoal no exercício de 2014. A viajem já havia sido programada para o fim do ano, na forma de estratégia partidária, sendo o momento propicio para negociações e busca de apoio politico, ambos foram em busca das figuras do PDT de Rondônia com maior relevância em Brasília. O senador Acir Gurgacz e o Deputado Federal Marcos Rogério, são nesta época que muitas das emendas individuais de ambos começam a ser definidas para a destinação referente ao ano seguinte.

            Em busca de apoio os parlamentares pedetistas de Cacoal protocolaram ofícios junto ao senador Acir Gurgacz como: solicitando que fossem destinado recursos do Programa Nacional de Estradas Vicinais para pavimentação das estradas da zona Rural do Município de Cacoal. Preocupados com as condições de acessibilidades das pessoas com deficiência da nossa cidade solicitaram Recurso para construção e padronização das calçadas com Acessibilidade dos órgãos municipais de Cacoal. E em defesa do esporte na ocasião reivindicou junto ao deputado Federal Marcos Rogério, recurso para reforma do estádio Aglair Tonelli.

           Como representantes do homem do campo manifestaram suas preocupações solicitando ao deputado federal Marcos Rogério Recursos financeiro para aquisição de patrulha rural mecanizada que irá atender aos pequenos produtores do Município de Cacoal. Sendo esta destinada à secretaria municipal de agricultura para recuperação de carreadores, limpeza de represas, entre outros serviços essenciais aos produtores rurais.     

          Vale destacar que os pedidos protocolados são possíveis e de grande necessidade, pensados e analisados em comunhão pelos vereadores MÃO e Bruno e ambos estão aguardando respostas oficiais para a divulgação do que foi conquistado.

Assessoria: Almeida J. R. e Talana Lopes

Inscrições para o Prêmio “Diploma Mulher-Cidadã” abertas até 1º de dezembro

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Teve inicio no dia 1º de novembro e vai até 1º de dezembro as inscrições para o concurso “Diploma Mulher Cidadã”. O prêmio instituído pela Câmara Municipal de Cacoal,  através do Projeto de Resolução do Legislativo, de autoria da Vereadora Maria Simões (PT), tem por objetivo agraciar mulheres que no município de Cacoal, tenham oferecido contribuição relevantes à defesa dos direitos da mulher e questões do gênero. As pessoas interessadas deverão encaminhar os currículos ao gabinete da Vereadora, Maria Simões, que é a Presidente do Conselho Exclusivo do Diploma e Medalha Mulher Cidadã 2013, até o dia 1º de dezembro das 7h30min às 13h30min de segunda a sexta feira.

O Presidente da Câmara, Vereador Pedro Ferrazin (PP), destacou a importância dessa homenagem às mulheres que buscam o fortalecimento da participação da mulher na sociedade. “Esse prêmio “Diploma e Medalha Mulher-Cidadã”, é um incentivo à participação feminina em todos os setores da sociedade, seja pública ou privada”, disse o presidente, destacando a importância da participação de todas as mulheres de Cacoal, que desenvolvem trabalhos voltados ao fortalecimento da mulher na sociedade.

A autora do Projeto, vereadora Maria Simões, ressaltou que Cacoal é um município onde as mulheres tem uma grande participação social, e, nada mais justo do que a Câmara incentivar e homenagear essas pessoas que voluntariamente contribuem para a formação de uma sociedade mais igualitária. “Com essa homenagem a Câmara de Cacoal, órgão que representa toda a comunidade, reconhecerá o trabalho das mulheres que, no âmbito do município de Cacoal, de maneira comprovada, realize ações pela igualdade e direitos das mulheres,”, frisou a vereadora.

O Edital de Convocação e Formulário de Inscrição está disponível no site www.camaradecacoal.ro.gov.br no link de editais. Maiores informações pelo telefone 3441-5454 (Gabinete da Vereadora Maria Simões).

Nilcéia Freitas – DIRCOM /CMC

ALMIR SURUI BUSCA APOIO PARA IMPLANTAÇÃO DE AGROINDUSTRIA NO RIOZINHO

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Câmara de Cacoal aprova projeto que cria o Distrito de Divinópolis

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Pedro Ferrazin enaltece atuação da imprensa

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Ao participar da solenidade de entrega das carteiras de identificação aos membros da Associação Cacoalense de Imprensa-ACI, o Presidente da Câmara vereadores de Cacoal, Pedro Ferrazin (PP), enalteceu o trabalho essencial de todos os profissionais. O evento foi realizado na noite de quarta-feira,16, e contou ainda com a presença do vereador Rafael Evangelista, jornalistas, colaboradores e diretores de veículos de comunicação.   

Pedro Ferrazin falou do importante trabalho de todos os profissionais de imprensa e sua contribuição para o desenvolvimento do município. “Somos os representantes do povo, mas a voz do povo é a imprensa”, disse o Presidente, ressaltando que Cacoal está de parabéns, pois tem excelentes profissionais que não medem esforços para que as noticiais possam chegar de forma rápida e segura à população.  

O vereador Rafael Evangelista (DEM), autor do Projeto que declarou de utilidade pública a ACI, aprovado recentemente por unanimidade pela Câmara de Cacoal, destacou a importância do fortalecimento da categoria. “A diretoria da ACI está de parabéns pela iniciativa de criar uma identificação aos profissionais da imprensa em Cacoal. Isso mostra que a classe está unida em prol de um objetivo em comum, que é levar a informação de forma segura e eficiente à sociedade”, finalizou.

Nilcéia Freitas-DIRCOM

 

Ações do documento