Coleção de Notícias

por Interlegis — última modificação 04/04/2024 10h16
Todas as notícias em ordem cronológica decrescente

Bruno Trevizani representa Câmara na 1ª Copa Riozinho de Voleibol - 2013

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Vereador Bruno Trevizani participou da solenidade de abertura da 1ª COPA RIOZINHO DE VOLEIBOL – 2013- Troféu Ailton Mota Ramos, realizada através da Prefeitura Municipal por meio da AMEC- Autarquia municipal de Esportes de Cacoal em parceria com CINE ART, o evento ocorreu na noite desta sexta-feira (30), na Escola Nossa Senhora do Carmo, com abertura oficial e estenderá até o dia 01 de Setembro onde ocorrerá a cerimônia de premiação.

                 O Evento contou com a presença de autoridade do municipal e atletas dos municípios de Alta floresta, Vilhena, Ariquemes, Espigão do Oeste, Porto Velho, Cacoal e Riozinho. O vereador Bruno Trevizani parabenizou todos os atletas pelo belíssimo trabalho, a comunidade, Prefeitura Municipal, AMEC- Autarquia municipal de Esportes de Cacoal e ao Paulinho do CINE ART pelo apoio na realização da 1ª COPA RIOZINHO DE VOLEIBOL – 2013, projeto este que visa incentivar os jovens através das praticas esportivas ferramenta de transformação da nossa juventude, por isso a necessidade de cada vez os governantes ter essa preocupação de fermentar  todas as modalidades  Esportiva. É Através deste investimento no esporte que estaremos construindo a base de uma sociedade conscientizada da importância do esporte para uma vida saudável.

                De acordo com a equipe organizadora quem conquistou o primeiro lugar foram o time masculino da FACIMED e o time Feminino Espigão do Oeste, o vereador Bruno Trevizani parabeniza as equipes vencedoras e os demais que participaram deste grandioso evento, no Distrito de Riozinho.

Assessoria: Juscidalva Rodrigues

 

 

 

Sessões Ordinárias de Cacoal passam a ter transmissão com tradução em Libras

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

A partir deste sábado (7), as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Cacoal, transmitida pela Rede TV, as sábados das 08h00min ás 09h30min e aos domingos pela Rede Bandeirantes no mesmo horário, passarão a ter tradução para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). O projeto de Autoria do vereador Mário Moreira “Jabá” (PRP) e aprovado pelos demais vereadores, permitirá que as pessoas com deficiência auditiva possam acompanhar o que é discutido e votado pelos vereadores de Cacoal.

O projeto ainda em fase de adaptação deverá ser implantado em parceria com governo do Estado, através da Representação de Ensino que deverá ceder tradutores em Libras para a Câmara. Durante as sessões ordinárias, que ocorrem às segundas-feiras, ás 18h30min, esses profissionais estarão em um local disponibilizado dentro do plenário durante a sessão para fazer a tradução das falas dos parlamentares. A imagem dos tradutores será reproduzida simultaneamente à transmissão da sessão, num processo semelhante ao que já ocorre em outras emissoras públicas, como a TV Câmara e a TV Senado.

O vereador Jabá Moreira (PRP), explicou que a Língua Brasileira de Sinais – Libras- foi reconhecida oficialmente como a Língua Oficial da Pessoa Surda, com a publicação da Lei nº 10.436, de 24/04/2012 e a Lei 10.098 de 19/12/2012 e a Câmara de Cacoal sai na frente em relação ao que determina essas leis. “A transmissão em libras vem preencher uma lacuna no que tange a divulgação dos atos do Poder Legislativo de Cacoal, pois a partir de agora passa também a incluir as pessoas com deficiência auditiva em suas ações”, disse o vereador, ressaltando que está feliz e agradece a todos, pois isso demonstra o compromisso e o respeito da Casa de Leis para com o povo de Cacoal. 

O Presidente da Casa vereador Pedro Ferrazin (PP), frisou que a Câmara tem pautado seus trabalhos dentro do que preceitua a lei, garantindo transparência e legalidade em suas ações. “A implantação da transmissão em Libras, além de atender o disposto em Leis, permite que às pessoas portadoras de deficiência auditiva possam acompanhar os trabalhos do Poder Legislativo”, disse o Presidente, ressaltando a importância desse trabalho no que tange ao compromisso da inclusão social nas instituições públicas, oportunizando a todos o acesso a direitos fundamentais para que possam conviver de forma igualitária.

Nilcéia Freitas – Dircom-CMC– 02-09-2013

Câmara Promulga Lei do Narguilé

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Coube ao Presidente da Câmara Municipal de Cacoal, vereador Pedro Ferrazin (PP), a missão de mais uma vez Promulgar uma lei. A Lei 3.214/2013, originada do Projeto de Lei n. 70/CMC/2013, de autoria da Vereadora Maria Simões – PT, foi aprovado por unanimidade pela Casa e enviado ao executivo para ser sancionado, como não houve resposta em 15 dias o projeto retornou à Câmara, tendo sido promulgado e publicado nesta quarta-feira, 04.

Maria Simões ressaltou que a Lei visa proibir o uso do Narguilé em locais públicos, além de praças de lazer e espaços esportivos, ou ainda, em qualquer local onde houver concentração e aglomeração de pessoas. “Nosso objetivo é contribuir para que nossos jovens possam ter uma vida mais saudável”, disse a vereadora, ressaltando que o uso das substancias através do Narguilé comprovadamente é extremamente prejudicial à saúde.   

A lei prevê também que os estabelecimentos que comercializam o produto, bem como as essenciais e demais complementos para o uso do Narguilé, estão obrigados a solicitar o documento de identidade a fim de comprovarem a maioridade do adquirente.

Segundo a Vereadora a popularização do equipamento, principalmente entre o público adolescente, foi que motivou a elaboração do projeto, proibindo o uso dos cachimbos  principalmente entre os menores de 18 anos. “O objetivo é não estimular os jovens ao uso do fumo, que tanto mal causa à saúde, principalmente dos adolescentes”, disse a vereadora, explicando que, uma hora fumando narguilé equivale ao consumo de 100 (cem) cigarros comuns.

Está é a segunda lei promulgada pelo Presidente da Casa Pedro Ferrazin, sendo a primeira a Lei nº 3.171/PMC/13, que deu nova redação ao art. 88 e inseriu o art. 88-a na Lei Municipal n.º 073/1985, que regulamentou o horário do comércio local.

Bruno Trevizani participa do 1º Encontro de Cafeicultores de Andreazza

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

      O Vereador Bruno Trevizani do PDT esteve participando do 1º Encontro de Cafeicultores do Município de Ministro Andreazza realizado no dia 23 de Agosto de 2013, na Associação Clube Máster, através da SEMAGRI, EMATER em parceria com a prefeitura de Ministro Andreazza e sindicato dos trabalhadores rurais, onde foram ministrado palestras  com temas voltados a realidade da agricultura familiar a base da geração de renda local e como principal atividade, a cultura do café.

                 Para o vereador Bruno Trevizani este encontro contribuirá ainda mais para a Revitalização da Cafeicultura em Rondônia, e que para isso contra com apoio do governo do estado e Assembleia Legislativa que assumiu o compromisso destinando recurso financeiro no valor de R$ 2 milhões, com a finalidade que garante a retomada da produção de café em Rondônia.

               O Evento contou com a presença de autoridades ligadas ao setor produtivo, comercializadores e produtores rurais, com objetivo de levar informações aos agricultores por meio de implantação de projeto para tecnificação da cafeicultura visando o aumento da produtividade com qualidade, promovendo o desenvolvimento Sustentável do município discutindo e apresentando estratégias e metas para Revitalização da Cafeicultura não só para o município de ministro Andreazza, mas para todo o estado de Rondônia.

            

             

 Texto:Assessoria Juscidalva R. de Almeida

Cesar Condack busca reestruturação da Avenida das Mangueiras

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

O vereador Cesar Domingos Condack esteve reunido nesta quarta-feira, 28, com o Diretor do DER Lúcio Mosquini, deputada Glaucione, além de outras autoridades, onde recebeu a confirmação da reestruturação da Avenida das Mangueiras no Bairro Vista Alegre, com alargamento em mais 2 metros e recapeamento. O vereador enalteceu o empenho da Deputada Glaucione na liberação de emenda no valor R$350 mil para a referida obra.

Cesar Condack disse que a abertura da Avenida das Mangueiras atende uma reivindicação da comunidade, principalmente dos empresários, pois a avenida é de intenso fluxo de veículos e pessoas, principalmente nos finais de semana e já foi palco de vários acidentes. “Buscamos junto ao Poder Executivo e DER para que fosse atendida essa reivindicação e graças ao empenho das autoridades a comunidade será contemplada com essa importante obra”, disse o vereador, frisando que a obra será executada através de recursos do DER.       

O vereador lembrou ainda que um projeto do Deputado Nilton Capixaba deverá contemplar também as ruas transversais da Avenida das Mangueiras até a Primavera. “Esse projeto foi encaminhado e está em tramitação em Brasília e em breve será uma realidade”, disse o vereador, frisando que o Bairro Vista Alegre será contemplado com 100% de rede esgoto e asfalto e isso é uma vitória dos moradores, que  a muito tempo almejam pela infraestrutura do bairro.

Assessoria -

Pedro Ferrazin defende Inclusão Digital na área rural

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

O presidente da Câmara de Cacoal vereador Pedro Antônio Ferrazin (PP), defendeu esta semana a implantação do projeto de inclusão digital para os moradores da área rural. O Presidente sugeriu parceria com as Associações Rurais para implantação do projeto, que segundo ele, é uma forma de garantir, a permanência dos jovens no campo. A Associação Pioneira, localizada na Linha 06 deverá ser a primeira a ser beneficiada com o projeto.

 

Pedro Ferrazin ressaltou a importância da Inclusão Digital principalmente para os jovens da área rural, visto que a necessidade do contato com o mundo virtual tem levado milhares de jovens a deixar o campo para viver nas grandes cidades. Tudo isso, segundo o vereador, pela necessidade de acesso a informação, que cada vez mais tem se tornado uma ferramenta indispensável para o aprimoramento da mão de obra no campo, principalmente no que tange à agricultura familiar.

 

“A área rural necessita de uma atenção especial no processo de Inclusão Digital, pois é evidente à exclusão da população rural no acesso a serviços públicos centros de disseminação do conhecimento, bem como a dificuldade de acesso a laboratórios de informática disponíveis nos centros urbanos”, frisou o Presidente, ressaltando que foi pensando nessa dificuldade, que propôs buscar parcerias com a Assembléia Legislativa do Estado, através do Deputado Maurão de Carvalho (PP), para implantação do Projeto de inclusão digital em Cacoal.  

 

Pedro Ferrazin explicou que a Associação Pioneira deverá inicialmente receber 10 computadores, que serão disponibilizados através de emenda parlamentar do Deputado Maurão de Carvalho (PP). “Estamos trabalhando para que em breve possamos contemplar outras associações, e assim, contribuirmos para que o homem do campo também tenha acesso a essa importante ferramenta de comunicação”, finalizou.  

 

Nilcéia Freitas – DIRCOM/CMC    

Vereadores reinvidicam reestruturação da educação para atedner crianças com deficiência

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Na tarde da ultima terça (27) o vereador MÃO (PDT) e o vereador Bruno Trevizani (PDT) estiveram reunidos com a equipe da secretaria municipal de educação (SEMED) para colher informações e pontuar como estão sendo atendidas as crianças com deficiência matriculadas na rede municipal de ensino.

O secretário Joel Pereira, atendeu aos questionamentos feitos pelos vereadores e destacou os pontos de maior dificuldade da secretaria em atender estas crianças especiais como se deve, assim como adequar a secretaria com suas atuais limitações para o cumprimento de leis e decretos vigentes no Brasil que visam garantir a inclusão das pessoas deficientes. “O município ainda não tem o aparato técnico necessário, tanto com estrutura física quanto a profissionais devidamente habilitados”.

Os vereadores MÃO e Bruno firmaram compromisso de discutir o assunto na Câmara Municipal com os demais vereadores, para que os alunos especiais do município tenham o seu direito de inclusão e educação garantidos e efetivados sendo atendidos de forma adequada. Os vereadores estavam acompanhados do presidente do PDT (Partido Democrático Trabalhista), senhor Benedito Sitowski, que é professor e por conhecer na prática as dificuldades enfrentadas por esses alunos levantou a discussão junto aos representantes do PDT no poder legislativo de Cacoal. Visto que a educação é uma diretriz do partido.

A maior dificuldade apresentada é a falta de profissionais que optem pela rede municipal, já que nem sempre a valorização a estes acompanham a ofertada pelo Estado. Nesta perspectiva os vereadores se colocaram a disposição a discutir com o executivo uma medida para amenizar o problema e reestruturar o município nesta questão em busca do objetivo maior, pois as pessoas com deficiência assistem o direito inerente a todo e qualquer ser humano de ser respeitado, sejam quais forem seus antecedentes, natureza e severidade de sua deficiência. Assessoria: Talania Lopes

 

Câmara de Cacoal discute Segurança Pública

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

 

A Câmara realizou nesta terça-feira, 27, a partir das 14 horas, Audiência Pública para discutir sobre segurança urbana e rural. O evento atende requerimento do vice-presidente da Câmara de Cacoal, vereador Mário Moreira “Jabá” (PRP), que tem por objetivo discutir sugestões e buscar alternativas, visando atingir níveis de segurança que atenda as expectativas da Sociedade Cacoalense.

 

O Presidente da Câmara vereador Pedro Ferrazin enalteceu a iniciativa do vereador, destacando que Cacoal cresceu muito nos últimos anos sendo necessária a reavaliação da Segurança Pública do munícipio. “ Essa discussão é uma forma de chamar a atenção da sociedade para que possam participar das discussões que são de interesse da coletividade”, ressaltou o vereador. 

 

Mário Moreira, autor do requerimento, frisou que, segurança pública envolve não só o Poder Público, mas toda a comunidade, que poderá levar sua sugestão para que possa ser inserido em um projeto que deverá entrar em discussão em breve. “Sabemos que segurança pública é dever do Estado, mas se unirmos forças com certeza faremos a diferença no nosso município”, frisou o vice- presidente.

 

 

DIRCOM/CMC – Nilcéia Freitas 20-08-2013

 

Pedro Ferrazin quer duplicação da RO 383 e Rodovia do café

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Preocupado com o aumento nos índices de acidentes na RO 383 e Rodovia do Café, o Presidente da Câmara de Cacoal, vereador Pedro Ferrazin (PP), esteve em Porto Velho na última semana onde manteve contato com o Governo do Estado e Diretoria do DER, reivindicando a duplicação da RO 383, no trecho que compreende a BR 364 até a entrada do Aeroporto, bem como a duplicação da Rodovia do Café, da Avenida das Comunicações até a entrada do Bairro São Marcos. Ainda no DNIT o Presidente confirmou a instalação da Lombada eletrônica no Distrito Riozinho, reivindicada anteriormente via ofício.   

 

Pedro Ferrazin explicou que além da duplicação das referidas vias, foi solicitado à construção de calçadas, iluminação e uma ciclovia. Segundo o presidente as vias são de intenso fluxo de veículos e pessoas, pois é acesso a frigoríficos, balneários, além de bairros e loteamentos recém-iniciados. “A nossa preocupação é com a segurança dessas pessoas, que precisam diariamente trafegar por estas vias e, segundo levantamentos, é palco de graves acidentes diariamente”, frisou.

 

O Presidente resumiu que, a viagem à capital do Estado foi bastante produtiva. Segundo ele, é importante estreitar os relacionamentos com os órgãos federais e estaduais, uma vez que o município depende dessas parcerias e se não cobrar os recursos acabam sendo destinados à outros municípios. “Estamos buscando soluções para os problemas, que vem causando transtornos e colocando em risco a vida das pessoas”, disse Pedro Ferrazin, ressaltando que esteve também com o Secretario Estadual de Saúde, Williames Pimentel, de quem reivindicou a liberação de recursos através de convênio para atender o Centro de Hemodiálise em Cacoal.

 

Na justificativa apresentada ao Secretário de Saúde, o Presidente explicou que, o Centro de Hemodiálise atende hoje cerca de 16 municípios, num total e 92 pacientes, inclusive pacientes internos do Hospital Regional, que realizam tratamento de oncologia. Além disso, segundo levantamentos, os recursos disponibilizados pelo Governo Federal são insuficientes para atender a demanda, o que poderá vir a comprometer os atendimentos às pessoas que necessitam desses serviços.

 

DIRCOM/CMC – 21-08-2013 -Nilcéia Freitas

Câmara de Cacoal discutirá Segurança Pública em Audiência

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

O vice-presidente da Câmara de Cacoal, vereador Mário Moreira “Jabá” (PRP), em seu discurso na Sessão Ordinária da última segunda-feira, 19, destacou que no dia 27 de agosto às 14h, será realizada Audiência Pública para discutir sobre segurança no município. O vereador discursou ainda sobre sua indicação pedindo rotatória na Avenida Malaquita com a Avenida Rio de Janeiro, bem como a mudança da Avenida Malaquita para sentido único.

 

Mário Moreira frisou que a realização da Audiência Pública para tratar sobre a segurança no município, foi aprovada em requerimento pela Casa e tem por objetivo discutir sugestões e buscar alternativas, visando atingir níveis de segurança que atenda as expectativas da Sociedade Cacoalense. “Estamos imbuídos em garantir que os direitos fundamentais do Cidadão sejam respeitados”, justificou.

 

Para o Vereador investir em segurança é garantir a proteção dos direitos individuais e assegurar o pleno exercício da Cidadania. “Sabemos que segurança pública é competência do Estado, mas é preciso unir forças para que essas obrigações sejam de fato garantidas a toda População”, disse o vice-presidente da Casa de Leis.

 

O Parlamentar falou também da necessidade de se buscar apoio para implantação do projeto de câmeras de segurança no município.

 

DIRCOM/CMC – Nilcéia Freitas 20-08-2013

 

 

Ações do documento