Catadores terão sede própria

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h46, última modificação 16/04/2019 12h46

Os catadores de recicláveis de Cacoal comemoraram nesta segunda-feira, 21, a aprovação do Projeto de Lei nº 60/ PMC/2015 de autoria do Poder Executivo, que permite o município firmar termo de uso de imóvel público com a Cooperativa dos Catadores de Recicláveis – COOPERCATAR. O projeto prevê o uso de uma área cedida pela Prefeitura de Cacoal para construção e instalação da sede da entidade, cuja atividade é a coleta de materiais recicláveis e processamento de materiais orgânicos. 'Esta é uma vitória para nós, a construção deste barracão que se transformará na nossa sede, facilitará o serviço e permitirá a expansão do nosso trabalho', disse o presidente da cooperativa, Marcos Rodrigues, informando que com a medida mais de 40 famílias serão beneficiadas.

Durante a discussão do projeto na Casa de Leis, o vereador líder do executivo Mário Moreira Jabá reconheceu a importância da parceria. 'É uma fonte de renda para todas essas famílias, além de contribuir para o meio ambiente”, ressaltou o vereador Jabá. Pioneiro em todo o estado de Rondônia, Cacoal realiza a coleta em parceria com a Coopercatar desde 2011, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental gerado pela produção de resíduos, destinando corretamente os materiais para reciclagem, reaproveitamento ou descarte.

De acordo com o José Aparecido, secretário municipal de meio ambiente, a coleta destes materiais que estava sendo realizado em apenas um período do dia, agora será expandido. “Em todo o tempo o prefeito Padre Franco pediu atenção ao projeto, estes materiais estavam sendo recolhidos apenas na parte da manhã, agora conseguimos disponibilizar outro caminhão para que ela continue na parte da tarde”, disse.

Prefeitura de Cacoal