Masioli colabora na dibulgação da Campanha de Medula Óssea

por Nilceia publicado 16/04/2019 10h48, última modificação 16/04/2019 12h45

O Vereador Toninho Masioli fez divulgação na ultima sessão da Câmara da Campanha da Medula Óssea que sendo realizada de 06 a 10 de abril em Cacoal, com vários pontos de coleta em toda a cidade, sendo que serão feitas coleta de amostras de sangue, triagem genética e cadastro de doadores. Esta campanha está sendo realizada pelo Hospital de Câncer de Barretos, Secretaria Municipal de Saúde, Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) Os acadêmicos do curso de enfermagem dos períodos 7º e 8º estiveram participando de um curso de capacitação para cadastramento de doadores de medula óssea, juntamente com os profissionais de Saúde do Município.

Os doadores devem preencher um formulário com dados pessoais e ser coletada uma amostra de sangue com 10ml para testes. Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante. Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação. Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de UMA EM CEM MIL! Por isso, são organizados Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

O Parlamentar salientou ainda  que a doação é um gesto Social e político muito importante na vida das pessoas, tanto para os que doam como daqueles que necessitam da doação. A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.