Presidente da Câmara destaca aprovação dos Projetos que homenageiam os pioneiros: Genézio Lima, Mônica Francisca da Cruz e José Simões

por jaqueline — publicado 10/08/2020 14h50, última modificação 10/08/2020 15h09
"Trajetória de cada um destes pioneiros deixou contribuições sociais de extrema relevância para Cacoal”, salienta o vereador Corazinho

Com dispensa de segunda votação, acatada após requerimento aprovado por todos os vereadores, a Câmara Municipal de Cacoal aprovou, em Sessão Legislativa realizada na manhã desta segunda-feira (10), os Projetos de Lei: 154/20 de autoria do vereador Pedro Henrique Rabelo que denomina o Complexo Beira Rio de Cacoal Genézio Lima; 157/20 de autoria dos vereadores: Valdomiro Corá e Maria Aparecida Simões, que atribui o nome Creche Mônica Francisca da Cruz ao Centro Educacional Infantil localizado na rua Joaquim Dias Pereira, Bairro Alfha Parque; e 160/20 de autoria da vereadora Maria Aparecida Simões que dá o nome de José Simões ao Centro Educacional Infantil localizado na Linha 08, do bairro São Marcos.

“A Câmara de Vereadores de Cacoal sempre apoiou as homenagens aos pioneiros do município, e hoje não poderia ser diferente, pois os homenageados marcaram história com ações que muito contribuíram com a nossa cidade”, salientou o presidente do Legislativo Municipal, vereador Valdomiro Corá (Corazinho) durante a votação das matérias, salientando ainda que “a trajetória de cada um destes pioneiros, deixou contribuições sociais de extrema relevância para o município”.

Os demais parlamentares presentes na Sessão, também destacaram o papel social dos homenageados durante a Sessão.

Perfil dos homenageados

Genézio Lima morreu no último dia 12 de julho em Cacoal aos 67 anos, vítima de um acidente doméstico. Chegou em Cacoal há tanto tempo que sua história e a história da cidade se misturam. Pai de duas filhas, esposo exemplar, aviador, publicitário, empresário, promotor de eventos, e jornalista, conquistava as pessoas com sua simpatia ímpar. Uma das grandes marcas do homenageado foi a participação na instalação de duas emissoras de TV na cidade, a TV Allamanda, ainda na década de 80, e a KTV (Hoje TV Suruí), já nos anos 2000. O programa Cidade em Destaque e Stúdio Biank’s, além de serem um marco no meio televisivo e publicitário, foi Escola para muitos jornalistas, cinegrafistas, editores de áudio e vídeo, locutores e outros profissionais.

Mônica Francisca da Cruz foi vítima de um acidente de trânsito em 2017 aos 39 anos. Migrou para Rondônia em 1994 e em 1995 em Cacoal. Filha de Maria do Carmo Rocha da Cruz e Cândido Francisco da Cruz (presente na Sessão com a filha e irmã da homenageada Luciane Francisca da Cruz), construiu sua carreira no município de Cacoal como líder de comunidade, destacando-se como voluntária da Comunidade Católica Santa Clara do bairro Alpha Parque. Cursava Licenciatura em Geografia e como merendeira do Centro Educacional Infantil vereador Expedito Alves de Macedo em Cacoal onde participou do segundo Concurso de melhores receitas da Alimentação Escolar, tendo seu brilhante trabalho reconhecido pelos gestores e nutricionistas do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

José Simões era natural de Jaguapitã-PR e chegou em Cacoal no dia 03 de setembro de 1973. Foi vencido pelo câncer em 2007 aos 71 anos. Adquiriu um lote na Linha 12 Zona Rural do município através do  Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), onde iniciou seus tralhados como produtor rural na lavoura de café. Pensando no crescimento e desenvolvimento dos filhos, junto a família, mudou-se para a cidade. A nomeação da Centro Educacional Infantil, conforme justificativa da autora do Projeto é uma forma de homenagear este saudoso pioneiro do município, que deixou legado seguido pela família carrega com orgulho seu nome e história cheia de conquistas e exemplo para os munícipes.

Abrigo Pingo de Gente e Requerimentos

Ainda na Sessão desta segunda-feira, os vereadores de Cacoal também aprovaram o Projeto de Lei nº 158/20 de autoria do Executivo que trata sobre a reformulação administrativa ao orçamento vigente por meio de transferência no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) para aquisições de equipamentos e material permanente em favor do Abrigo Municipal Pingo de Gente através da Secretaria Municipal de Ação Social; e os Requerimentos 40/CMC/2020 e 41/CMC/2020 de autoria do vereador Pedro Henrique Rabelo, que solicitaram as seguintes informações:

Relatório de todas as escolas que receberam reformas nos anos de 2019 e 2020 bem como planilha com o valor gasto em cada uma delas.

Relatório de aquisição de todos os playgrounds adquiridos nos anos de 2019/2020 e seu custo unitário e total.

Relatório de todas as ações executadas pelo Programa Escola Viva.

Relatório completo das emendas parlamentares destinadas ao município nos anos de 2019/2020.

Relatório de todos os financiamentos ativos, com extratos das parcelas que já foram pagas e a vencer.

Texto: Jaqueline Alencar/Assessoria da Presidência

Foto: Gideão Silva/Decom CMC