Vereador Edimar Kapiche

por Junior publicado 26/08/2021 13h00, última modificação 09/04/2024 16h23

Quem é e o que pensa Edimar Kapiche, uma das novas lideranças políticas de nossa região, vereador eleito com 768 votos.

Edimar Kapiche , tem 37 anos, filho de Pedro Luciano e Ilda Kapiche Luciano, casado com Márcia Ferreira, pai de Lucas, Ian Felipe e Murillo Luciano. É natural de Nova Venécia (ES), mas considera-se um rondoniense de coração.

Ele chegou em Rondônia em 1994, à época com 10 anos de idade, quando foi morar na linha 05, 20 km distante de Ministro Andreazza, onde ficou até 1996. Em 1996, com 12 anos de idade, veio para o município de Cacoal com o intuito de morar com seus tios, Ester Luciano e Antônio Gregório, para estudar no período da tarde e no período da manhã vendia iogurte.

No ano de 1999 retornou para zona Rural, desta vez no setor Abaitará, onde terminou o ensino fundamental, retornou para Cacoal em 2001 onde concluiu o ensino médio na escola Clodoaldo Nunes de Almeida.

Em 2002, em seu primeiro emprego de carteira assinada, trabalhou como despolpador de frutas na antiga Rondofruit. Já em 2003 trabalhou como auxiliar de carpintaria na construção dos aviários da família Bianchini e Travain e ao fim do mesmo ano foi convidado pelo casal Bianchini e Travain, para trabalhar no Cacoal Selva Park, onde se aperfeiçoou e se qualificou com cursos oferecidos pela empresa na profissão de garçom, função que ocupou até 2006 quando saiu para ingressar no serviço público Municipal como Vigilante, porém mesmo atuando no município como Vigilante, nas horas de folga desempenhava outras funções como Entregador de pizza, cobrador e por último como motorista de aplicativo, para complementar renda.

ESPORTE

Edimar Kapiche sempre gostou de se envolver em práticas esportivas e ano de 2008 começa a se envolver com futebol amador e em 2009 começa atividades esportivas com a equipe amadora Clube Atlético de Cacoal (CAC), com jogos amistosos e participação em campeonatos. Em 2010, em parceria com o Cacoal Selva Park, criou a competição Taça Regional Cacoal Selva Park que acontece até hoje. Na arbitragem, começou a atuar de forma amadora em 2010 e em 2013 fez o curso básico de arbitragem, e em 2016 concluiu o curso em que foi diplomado Árbitro Assistente Profissional.

SERVIÇO PÚBLICO

Kapiche entrou na prefeitura em 2006 como vigilante. A partir de 2012 foi trabalhar na sede da prefeitura, e em 2014 assumiu a diretoria de Vigilantes do Município, onde começou a luta para a implantação da gratificação de adicional de periculosidade prevista na lei federal 12740/12, para os vigilantes do município, conseguindo o benefício em junho de 2015. Sempre cobrando por melhores condições de trabalho, valorização e prestação de serviço de qualidade, Kapiche sempre esteve atuante nas cobranças e mobilizações no setor público e privado. Em 2020 com muita luta e mobilização esteve junto na conquista da criação da gratificação por desempenho de função da vigilância patrimonial municipal.

PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA

Em 2009 participou pela primeira vez de uma eleição de Associação de Moradores de Bairro, ficando em terceiro lugar, em 2011 novamente disputou e ficou em segundo lugar, mesmo sem ser eleito Kapiche continuava cobrando e defendendo o interesse público na comunidade e em 2013 concorrendo pela terceira vez foi eleito como presidente da Associação de moradores do Bairro Jardim Itália, onde conduziu por 4 anos a Associação. Já no de 2015, como vice-presidente, compôs chapa com a Prof. Sônia Maria da Silva e foram eleitos para conduzir a UMAM - União Municipal de Associação de Moradores de Cacoal-RO, sendo indicado também como conselheiro do Conseg - Conselho Comunitário de Segurança Pública de Cacoal, onde em 2019 foi eleito presidente para o biênio 2019 - 2021.

PARTICIPAÇÃO NA POLÍTICA.

Através do convite do então presidente do PHS, Ueliton Brizon (in memorian), em 2016 Kapiche, foi candidato a vereador pelo PHS em Cacoal, e por três votos não foi eleito, ficando na primeira suplência, mesmo não eleito Kapiche continuava participativo e combativo nas cobranças nas políticas públicas e em 2018 sentindo a necessidade e o clamor da população por alternativa, saiu candidato a deputado estadual. Em uma campanha humilde e difícil triplicou os votos recebidos em 2016 sendo reconhecido pela população Cacoalense e região. Em 2020 assumiu a presidência do PSDB Cacoal e juntamente com um grupo de remanescentes do PHS e toda diretoria do PSDB, organizaram uma nominata com 18 candidatos e foram a corrida eleitoral, sendo o quarto partido mais votado no pleito, fazendo uma cadeira no parlamento municipal e Kapiche sendo o quinto mais votado na corrida eleitoral com 768 votos, acabou sendo eleito. Edimar Kapiche é um defensor de melhores condições em investimentos para a Saúde, Educação e Segurança Pública.

Defende que os três entes da federação (Município, Estado e a União) se unam em para garantir melhores condições de prestação de serviço público à toda a população brasileira. Kapiche tem feito uma importante defesa na Saúde, por investimentos em condições de trabalho, equipamentos, valorização melhor atendimento e prestação de serviço.

Já na segurança pública defende a criação, estruturação e formação da Guarda Civil Municipal em Cacoal, sendo autor da indicação de implantação da mesma.

Ele tem feito desses temas suas principais bandeiras. A respeito da descrença do cidadão na política, ele acredita que apesar dos problemas gerados pelos maus políticos, a boa política só existirá se os cidadãos estiverem dispostos a participar mais ativamente, inclusive fomentando o debate político em todos os âmbitos, seja na escola, nas praças, no almoço em família, na roda de tererê, enfim, em todos os lugares em que existam pessoas que queiram cobrar as mudanças que tanto almejamos.

Essas mudanças – afirma – só vão acontecer com a participação mais proativa dos cidadãos em geral.

É preciso construir novos valores para uma nova política a fim de desconstruirmos essa velha política que tantos males tem causado ao país.

Precisamos, unidos, iniciar um processo de reconstrução política e isso só será possível com o engajamento de toda a sociedade. Um dos lemas de Kapiche, que ele sempre defende, é que não existe solução fora da política.

Vereador Edimar Kapiche

Edimar Kapiche Luciano

: PSDB
: 28/01/1984
: (69) 3441-5454
: 76963620
: Rua Presidente Médici, 1849 - Jardim Clodoaldo
: 76963620
: Ativo
:
Partido * Data de filiação * Data de desfiliação
/ /   / /  
  • 10ª Legislatura (2021 - 2024) (Atual)