1ª SESSÃO ORDINÁRIA: Corazinho questiona prefeito Adailton Fúria sobre retomadas das aulas presenciais e vai solicitar providências ao MP

por sorce — publicado 22/02/2022 12h38, última modificação 22/02/2022 12h38

Chefe do Executivo se esquivou de esclarecer falta de planejamento, mas admitiu que tendência é seguir a linha de raciocínio do vereador de dar início às aulas na área urbana e, após licitação, na Zona Rural

Na primeira Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (21) pela Câmara Municipal de Cacoal, o vereador Valdomiro Corá (Corazinho/MDB), questionou o prefeito Adailton Fúria (PSD) –que participou da abertura dos trabalhos legislativos de 2022-, sobre a retomada das aulas presenciais no município, que conforme entendimento do parlamentar, ainda não ocorreram por falta de planejamento durante a pandemia, recesso e/ou férias escolares.

Ao questionar o chefe do Executivo, Corá lembrou que a frota de ônibus de Transporte Escolar adquirida através de recursos do Governo Federal e do Executivo até o momento, ainda não conta com motoristas e monitores suficientes para atender o alunado da Rede Pública.

O vereador também citou que a morosidade na retomada das aulas também se deve ao fato que o Executivo, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) ainda está com o processo licitatório também para aquisição de mais 40 veículos, pois a frota atual, mesmo com os novos ônibus, não atende a demanda.

Sendo assim, sugeriu ao prefeito que inicie imediatamente as aulas presenciais na área urbana, e após a finalização da licitação, retome as da Zona Rural.

“Sabemos que as empresas que participam da licitação precisam cumprir o prazo estipulado no processo. Somado à falta de planejamento, isso pode prejudicar ainda mais os alunos e impedir que o prazo dado pela Administração até 14 de março seja cumprido”, reforçou o parlamentar.

O prefeito esquivou-se de fazer esclarecimentos sobre a falta de planejamento, mas reconheceu que o processo licitatório é lento, e mesmo mantendo a justificativa respaldada nos casos de gripe que, segundo ele, estão lotando o Materno Infantil, admitiu que a tendência é seguir a linha de raciocínio do vereador Corazinho.

Ministério Público

Ao usar a Tribuna, o vereador pediu à Mesa Diretora que encaminhe ofício ao Ministério Público (MP) solicitando que tome as providências necessárias urgentes no sentido de rever a situação dos alunos da Rede Municipal, que estão há dois anos fora de sala de aula.

Na oportunidade, o legislador ressaltou também que, se o MP não tomar nenhuma providência, é bem provável que os estudantes do município só retornem as salas de aula em abril.

“E se a licitação demorar mais ainda, como sabemos que pode ocorrer, corremos o risco de chegar metade do ano, e os alunos ainda não estarem em sala de aula”, complementou.

Ainda na Tribuna, Corazinho esclareceu que o pleito em favor da retomada das aulas presenciais, não se justifica em questões pessoais, até porque, conforme explicou, a família dele, que é pioneira na cidade, possui empresa de ônibus sim, mas já atende sete municípios da região.