Aprovação do auxílio emergencial de 2 mil para famílias afetadas pelas inundações em Cacoal é destaque nacional

por sorce — publicado 25/02/2022 15h01, última modificação 25/02/2022 15h01

Os vereadores e a Câmara municipal de Cacoal, foram destaque nacional ao aprovarem os projetos de lei 20 e 21/2021, de autoria do executivo municipal.

A votação da lei que vai auxiliar as vítimas afetadas pelas enchentes, no valor de 2 mil reais, despertou a atenção da mídia nacional, por ser um projeto característico de Cacoal e de Rondônia, bem como da maioria das cidades brasileiras.

Um dos fatos que chamou a atenção da imprensa nacional, é que justamente nesse momento em que o Brasil enfrenta desastres e inundações de norte a sul do país, Cacoal sai na frente e apresenta uma forma de amenizar o sofrimento de centenas de famílias que perderam tudo na tragédia.

O jornalista Matheus Afonso, correspondente da Rede Amazônica, Tv Cacoal Canal 5.1, (Tv Globo), e da Rádio CBN, entrou ao vivo para todo país, reportando as informações direto da Câmara Municipal de Cacoal.

O presidente da casa de leis, João Paulo Pichek (Republicanos), ressaltou a importância desse auxílio emergencial de 2 mil reais as famílias que foram atingidas e perderam tudo com as enchentes.

“No início da semana, fui comunicado que o projeto tinha sido protocolado aqui na Câmara, e havia sido encaminhado pelo prefeito Adailton Fúria (PSD), com pedido de urgência.

Como foi decretado estado de emergência no município, e existia urgência para tramitação, convidei todos os colegas vereadores para discussão, sendo que não havia tempo hábil para entrar em votação na segunda-feira (21), em sessão ordinária, devido aos trâmites do regimento interno da Câmara.

Como é um projeto extremamente importante, e visa amenizar os prejuízos de centenas de famílias, ficou decidido entre todos os parlamentares a votação em regime extraordinário”, comentou o presidente João Paulo Pichek.

As inundações ocorreram no último dia 18 de fevereiro de 2022, essa tragédia foi considerada uma das maiores da história de Cacoal, e atingiu centenas de famílias, provocando desabrigo, com incalculáveis perdas materiais.