Café de Rondônia: da superação à excelência

por Orlei Junior publicado 28/06/2023 09h19, última modificação 28/06/2023 09h19
Prof. Davys Sleman destaca o fortalecimento do café de Rondônia e a conquista da indicação geográfica durante a 18ª Sessão Ordinária em Divinópolis de Cacoal

Na última segunda-feira, durante a 18ª Sessão Ordinária itinerante no distrito de Divinópolis de Cacoal, o Prof. Davys Sleman proferiu um discurso enaltecendo o fortalecimento do café em Rondônia. Davys traçou um panorama histórico do café em Rondônia, destacando seu retorno em 2015 e os desafios enfrentados pelo setor.

Ao longo de sua explanação, o professor Davys mencionou os esforços conjuntos de diversas instituições e órgãos, a Câmara Setorial do Café e a Embrapa, para fortalecer a produção cafeeira em Rondônia. Ele enfatizou o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de cultivares mais produtivas e resistentes, que culminaram no lançamento de 11 novas cultivares em 2019.

Davys também destacou a conquista histórica da indicação geográfica de café robusta para Rondônia, abrangendo 15 municípios, e o reconhecimento da qualidade do café produzido na região. Ele mencionou a participação dos produtores em concursos de café, que contribuíram para elevar a reputação do café de Rondônia e despertar o interesse dos grandes compradores do país.

Prof. Davys Sleman reforçou a importância de valorizar o café de Rondônia: "Temos um café exótico, com paladar e sabor diferenciados. Ele é frutado e amadeirado, ao mesmo tempo apimentado, características do robusta que produzimos com excelência". Suas palavras refletem a força e a dedicação dos produtores de café em Rondônia, que superaram desafios e colocaram o estado no mapa dos melhores cafés do Brasil.

FONTE: Ass. de Impressa da Câmara M. de Cacoal