Câmara aprova PL do vereador Dr. Paulo Henrique que institui o "SETEMBRO VERDE"

por sorce — publicado 14/06/2022 14h54, última modificação 14/06/2022 14h54

O projeto de lei 60/2022, foi aprovado por unanimidade, e visa conscientizar e orientar a população sobre doação de órgãos e tecidos no calendário oficial de eventos e atividades do município.

Dr. Paulo, explicou que o projeto ainda cria a carteira de identificação, estabelece filas e vagas preferenciais em estacionamento para pessoa doadora de órgãos e tecidos no âmbito do município de Cacoal e dá outras providências.

De acordo com o parlamentar, no dia 27 de setembro comemora-se o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos por iniciativa da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, e o verde é a cor internacional de órgãos, cor esta que se estende à solidariedade de todos, ressaltou.

Para aprovação do projeto, o parlamentar destacou:

“A doação de órgãos é um ato de amor e solidariedade ao próximo. Com o objetivo de estimular e realizar eventos e atividades, a exemplo de campanhas, debates, seminários, aulas, palestras, divulgação em meios de comunicação do município, distribuição de panfletos, cartilhas, cartazes com ações educativas, entre outras que contribuam para o incentivo e conscientização sobre a Doação de Órgãos e tecidos” justificou o vereador.

Dr. Paulo Henrique, frisou também que é importante que as pessoas falem e conheçam sobre o assunto para que possam compreender sua importância, existe uma fila enorme de pessoas aguardando doação de órgãos e em paralelo existe falta de informação à sociedade, acerca do que é necessário para ser um Doador e como realizar a Doação.

Para concluir seu pensamento disse ainda:

“Busquei nesta proposição, promover alguns benefícios e direitos à Pessoa Doadora de Órgãos e Tecidos em Cacoal", finalizou.