CÂMARA APROVA PROJETO DO VEREADOR ROMEU, QUE DENOMINA A PONTE DO RIO PIRARARA, NA AFONSO PENA, COMO “PONTE PIONEIRO MÁRIO ALVES TEIXEIRA”

por sorce — publicado 27/09/2022 12h50, última modificação 27/09/2022 12h50

O projeto de lei 158/2022, de autoria do vereador Romeu Moreira, foi aprovado na Câmara, ontem (27), por todos os vereadores.

A Sessão e votação foi prestigiada pelos familiares do homenageado.

 

Romeu ressaltou que o projeto pretende prestar uma justa homenagem ao ilustre e saudoso pioneiro desta cidade, Mário Alves Teixeira, uma pessoa honrada, idônea e querido por todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. 

 

Com a aprovação da lei, a ponte do Rio Pirarara, na Avenida Afonso Pena, no Bairro Princesa Isabel, passa a ser denominada como; “PIONEIRO MÁRIO ALVES TEIXEIRA”.

 

O pioneiro Mário Alves Teixeira, nasceu em 20 de maio de 1928, em Morro Agudo, no Estado de São Paulo, filho de José Alves Teixeira e Geraldina Luiza, casado com Maria Pereira Lima Teixeira com quem teve três (3) filhos, José Ari Alves Teixeira, Oscar Alves Teixeira e Luzia Aparecida Alves da Silva. 

 

Romeu Moreira, ressaltou que o senhor Mário chegou em Rondônia em meados dos anos 70, onde fixou moradia em Cacoal em 1975. 

 

Adquiriu uma chácara próximo a BR 364 fundos para o córrego Pirarara. Trabalhou na formação de pastagem na linha cinco e também com máquina de cereais em Cacoal, o mesmo se dedicou ao cultivo de hortaliças, ganhando assim boa clientela e tirando o sustento para sua família. 

 

Em 2001 o progresso chega à sua horta, e com autorização da família do senhor. Mario Alves Teixeira deu sequência ao planejamento para abertura e ampliação da Rua Blumenau, onde beneficiou a comunidade.

 

No mesmo ano de 2001, o senhor Mário adoece e viaja em tratamento para Mineiros/GO. Consequentemente retornou a Cacoal e veio a falecer em 17 de maio de 2001 com falência cardiorrespiratória, (AVC) + infarto, não chegando ver a abertura do segmento da rua Blumenau. 

 

Para finalizar Romeu destacou: "Esta homenagem é uma maneira de eternizar o nome do senhor Mário Alves Teixeira, e demonstrar carinho e respeito a esse ilustre pioneiro, que deixou seu legado para o município de Cacoal”.