Câmara homenageou caciques Suruís durante Moção de Aplausos, a propositura foi do vereador Magnison

por sorce — publicado 04/12/2021 12h49, última modificação 04/12/2021 12h49

Foi realizado no plenário da Câmara, na última sexta-feira (3), a Sessão Solene com Moção de Aplausos, em tributo aos caciques Almir Suruí, e Uraan Suruí.

 

Os líderes indígenas foram eleitos democraticamente para representar o povo Paiter Suruí.


Com dezenas de indígenas presentes na casa de leis, o presidente João Paulo Pichek (Republicanos), abriu os trabalhos legislativos, Pichek expressou sua admiração e carinho pelo Povo Suruí, pela cultura, costumes e o destaque na agricultura, tendo inclusive premiação com café de qualidade, produzido com sustentabilidade, e ainda banana, e castanha do brasil.

Além do vereador Magnison Mota (PSC), autor da homenagem, o vereador Ezequiel Câmara (Progressistas), também marcou presença na solenidade.


Minduim, parabenizou o povo Paiter Suruí, pela forma democrática que conduziram os Cacique Almir e Uraan aos cargos.

O cacique Almir Suruí, foi eleito como chefe maior do povo Indígena Paiter Suruí, e Uraan Anderson Suruí, vice cacique geral do Povo Indígena Paiter Suruí.

Ao propor a homenagem na Câmara, aos caciques o vereador Magnison Mota (PSC), disse que após 52 anos do primeiro contato com a sociedade não indígena, o povo Indígena Paiter Suruí, elege em 17 de setembro deste ano, pela primeira vez na sua história o seu Líder Cacique Geral através do Sistema de Democracia (ELEIÇÃO). 

Foi formada uma comissão organizadora que habilitou mesários que conferiram documentos e conduziram toda a votação. 

A partir de agora, todas as articulações das atividades serão acompanhadas diretamente pelas lideranças eleitas. 

Participarão de reuniões com órgãos do poder público e privado e tomarão as decisões sobre todos os atendimentos do programa Doutores da Amazônia, em suas respectivas regiões. Estarão à frente das pautas com poder de escolha e decisão.   

   

Eles foram eleitos com mais de 50% dos votos válidos, figura entre as lideranças indígenas da Amazônia, com maior prestígio internacional no país. 


Pela defesa do meio ambiente, da Amazônia, dos territórios e povos indígenas, Almir foi incluído na lista das 100 pessoas mais criativas do mundo da revista Fast Company. 

A diplomação dos Caciques Geral, através do sistema democrático de votação, mostra a importância que a Democracia tem para o Brasil e para o mundo.