COVID 19: Presidente da Câmara solicita reabertura do comércio à prefeita de Cacoal

por jaqueline — publicado 27/03/2020 15h55, última modificação 17/06/2020 11h09
Medida deve observar a não aglomeração de pessoas e ocorrer de forma gradativa, conforme avanços no quadro estatístico da doença em Cacoal, esclarece vereador Corazinho

Vereadores Brizon e Corazinho

Visando evitar maiores problemas econômicos que podem refletir inclusive na gestão financeira da Saúde do município, e consequentemente, no combate ao Covid-19, o presidente da Câmara Municipal de Cacoal Valdomiro Cora (Corazinho), com apoio do vereador Zebin Brizon, informou nesta sexta-feira (27) que encaminhará na próxima segunda-feira (30) à prefeita Glaucione Rodrigues, um ofício solicitando a liberação, através de novo Decreto Municipal, do funcionamento das empresas em geral, comércio e dos trabalhos autônomos na cidade.

A medida, conforme esclarece o presidente, deve observar a não aglomeração de pessoas, e ocorrer de forma gradativa, conforme avanços no quadro estatístico da doença em Cacoal.

Desemprego

O pedido, segundo o parlamentar, além de evitar um déficit ainda maior no impacto econômico que já vem sendo sentido no comércio local, visa assegurar a renda dos trabalhadores que necessitam manter o sustento das famílias.

“Muitas pessoas estão seriamente preocupadas com esta insegurança em relação ao emprego, pois, como a maioria sabe, muitos empresários já estão demitindo funcionários por causa da queda das vendas e falta de serviços. Se não tomarmos nenhuma providência urgente, certamente a arrecadação do município também será prejudicada, e os danos serão ainda maiores”, salienta Corazinho, acrescentando que, “a garantia de renda às famílias contribui ainda para melhor atendimento aos familiares idosos e pessoas que estão em situação vulnerável”.

Prevenção

Além das questões econômicas, que podem refletir no combate ao Coronavírus, o vereador presidente observa que dos 27 casos suspeitos, cinco já foram descartados, e até esta sexta-feira, felizmente, não houve constatação para Covid 19 positivo em Cacoal.

“Mesmo assim, lembramos que, a parcela de trabalhadores que retornar aos postos de serviços, deve manter os cuidados necessários que vêm sendo orientados à exaustão pelos órgãos responsáveis para que nosso quadro permaneça estável. Acredito no bom senso da prefeita no sentido de atender ao nosso pedido”, resume.

Texto e foto: Jaqueline Alencar

Assessoria da Presidência