Encontro em Cacoal alcança objetivos e abre um canal de diálogo entre representantes do setor produtivo, instituições públicas, privadas e parlamentares

por sorce — publicado 08/01/2023 09h02, última modificação 08/01/2023 09h02

Associações, conselhos, sindicatos, federações e cooperativas de produtores rurais tiveram a oportunidade, na última sexta-feira (07) de estarem reunidos com o Secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, entidades públicas e privadas promotoras do desenvolvimento rural, parlamentares municipais e estaduais, bem como entidades governamentais do município e do estado para debater o setor produtivo em Cacoal.

O encontro foi idealizado e organizado pelo vereador Romeu Moreira (União), e contou com a adesão dos principais representantes do setor que tiveram a oportunidade de falar ao novo secretário de Agricultura de Rondônia os anseios e expectativas. Por sua vez, Luiz Paulo se mostrou bastante satisfeito com o encontro, elogiando a iniciativa e o comprometimento dos representantes do setor produtivo cacoalense.

“O vereador Romeu, sempre bastante atencioso ao setor produtivo, manteve contato conosco, junto à Secretaria de Estado da Agricultura e nós fizemos o compromisso para que, assim que virasse o ano, nós estivéssemos aqui, in loco, em uma reunião que trouxe vários representantes de várias instituições comprometidas e voltadas para o setor produtivo. Saímos desse encontro bastante satisfeitos”, destaca o gestor da Seagri.

Realizado na Associação Comercial e Industrial de Cacoal (ACIC), o encontro reuniu representantes da Emater, da Idaron, do Senar, do Sebrae, da Facer, da Câmara Setorial do Café, do Movimento Pró Cacau, da Caferon, da Prefeitura Municipal, do Sindicato Rural, de instituições financeiras e também de cooperativas de produção e conselhos. Também participaram deste encontro os deputados estaduais Cirone Deiró e Cássio Góis.

“A princípio a reunião seria voltada ao Movimento Pró Cacau, mas o vereador Romeu conseguiu desencadear um encontro ainda mais amplo e produtivo para todo o setor produtivo aqui da cidade de Cacoal. Ao final desse encontro, nós anotamos várias ideias e apontamentos que foram elencados por cada representante. A reunião começou por volta das 8h30 da manhã e até o final, às 13h30, eu posso avaliar de uma maneira bem ampla que todos os participantes estavam ali imbuídos e compromissados em ouvir, debater e construir boas ideias voltadas ao setor”, completa o secretário de Estado da Agricultura.

Após a reunião na sede da Associação Comercial e Industrial de Cacoal, a agenda seguiu com visitas a alguns produtores rurais que tem se destacado em Rondônia. Nas propriedades das famílias Bento e da Luz, o novo gestor da Seagri teve a oportunidade de ouvir e conhecer melhor a realidade das famílias que se destacam entre as produtoras dos melhores cafés Robustas Amazônicos, premiados a nível estadual e nacional.

“Nós tentamos promover um encontro que agregasse todo o setor produtivo e a cafeicultura não poderia ficar de fora. Cada vez mais torna-se um orgulho para Cacoal, a Capital do Café, o reconhecimento da qualidade e sustentabilidade dos cafés produzidos aqui. Por isso nosso agradecimento à família Bento e toda a família do senhor João da Luz, que nos receberam e compartilharam conosco um pouco da sua trajetória, conquistas e práticas dentro de suas propriedades”, enalteceu o vereador Romeu Moreira.

O encontro do setor produtivo de Cacoal foi encerrado no Viveiro Andurá, de mudas de cacau. A engenheira agrônoma Sandra Bartinik toca a propriedade com o apoio do esposo João Paulo e do pai Gildo. A produção de Cacau tem ganhado cada vez mais espaço em Rondônia e movimentado todo o setor produtivo. Em Cacoal, o vereador Romeu Moreira também foi um dos idealizadores do Movimento Pró Cacau, bem como da 1ª Feira do Café e do Cacau, a Cafecau.

“Nós estamos realmente muito satisfeitos com esse encontro que, desde o início, teve como objetivo discutir as atividades produtivas da agricultura familiar com foco no cacau, no café, nas agroindústrias e também no meio ambiente e no turismo. Diretamente ao secretário estadual de agricultura,  todos puderam apresentar os avanços, as demandas, as dificuldades e sugestões para o setor produtivo, ao mesmo tempo que tiveram a oportunidade de conhecer as ações, projetos e propostas futuras das entidades governamentais e dos nossos representantes parlamentares”, finalizou Romeu Moreira.

A partir do sucesso deste primeiro encontro, o vereador espera contribuir para manter um diálogo pró ativo entre o setor produtivo e entidades afins, sejam elas públicas, privadas e também do 3º setor, junto aos novos gestores da agricultura do estado de Rondônia e representantes políticos.

(Jornal Tribuna Popular)