IV Encontro da Frente Parlamentar de Vereadores, no próximo dia 29, em Cacoal, para cobrar por melhorias na saúde.

por Orlei Junior publicado 14/06/2023 18h11, última modificação 14/06/2023 18h11
IV Encontro vai reunir lideranças políticas, gestores em saúde e população em busca de melhorias para a saúde nas macrorregiões, afirma Presidente vereador Kapiche.

No próximo dia 29 de junho, numa quinta-feira, Cacoal será a sede do IV Encontro da 2ª Macrorregião de Saúde de Rondônia, evento que acontecerá na Câmara Municipal, com inicio às 14 horas,  e que tem como objetivo discutir melhorias para a saúde pública em nossa região, englobando baixa, média e alta complexidade. De acordo com o vereador Edimar Kapiche, os debates nesse evento incluirão tanto o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (providas pelos municípios), quanto a média e alta complexidade, que é de responsabilidade do Estado.

Durante o evento, serão abordadas as questões das unidades especializadas, incluindo o atendimento nos hospitais dessa Macrorregião, especialmente o Heuro e o Hospital Regional de Cacoal, os quais recebem um grande fluxo de pacientes de uma região com cerca de 30 municípios do Estado.  Apesar de hospitais instalados também em microrregiões dentro da Macrorregião, Cacoal é onde se concentra a maior parte dos atendimentos de alta complexidade.

O vereador Edimar Kapiche destaca a importância da participação de lideranças políticas e comunitárias de toda essa região, cada uma delas apresentando as demandas de seus respectivos municípios, de modo que tanto o governo do Estado quanto as administrações municipais possam investir na melhoria do atendimento à população.

"Embora por questões logísticas seja compreensível a concentração de investimentos em um complexo regionalizado como são o Hospital Regional e o Heuro em Cacoal, também são necessários investimentos nos próprios municípios da região, especialmente para os atendimentos de baixa complexidade, evitando que casos de menor gravidade congestionem o complexo Regional e Heuro. No passado, alguns prefeitos da região recorriam à política de fazer saúde apenas com investimentos em ambulâncias, mas hoje tanto os prefeitos quanto os vereadores estão conscientes de que é possível evitar que pacientes tenham de viajar longas distâncias para submeterem-se a procedimentos poderiam ser realizados em suas próprias localidades", afirma Kapiche.

Nesse encontro do próximo dia 29, está prevista a participação de centenas de vereadores, os quais vão representar cerca de 30 municípios dessa segunda macrorregião, que cobre uma área que se inicia em Jaru e vai até o extremo sul do Estado. Para o evento, foram convidadas autoridades políticas como prefeitos e vereadores da região, além de outras lideranças ligadas à saúde, sejam elas ligadas ao poder público, como técnicos e secretários de saúde, bem como os representantes dos usuários, como os conselheiros municipais de saúde.  A participação de todas essas lideranças, darão as entes públicos as bases para a implantação de uma ampla gama de melhorias fundamentadas nas maiores demandas dos cidadãos por uma saúde pública eficiente e humanizada.

FONTE: Ass. de Imprensa da Câmara M. de Cacoal