MEIO AMBIENTE: Presidente da Câmara sugere a deputados e senadores que criem Projeto de Lei proibindo a queima de maquinários

por jaqueline — publicado 28/05/2020 14h40, última modificação 17/06/2020 10h43
Ao invés da queima, parlamentar também sugere que os maquinários e equipamentos sejam apreendidos e doados

O presidente da Câmara Municipal de Cacoal, vereador Valdomiro Corá (Corazinho), disse nesta quinta-feira (28) que encaminhará aos deputados e senadores que representam Rondônia na Bancadas Federal, ofício sugerindo que seja criado um Projeto de Lei proibindo a queima de maquinários e equipamentos em propriedades rurais durante Operações realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com apoio da Força Nacional de Segurança (FN) nas áreas de abrangência do município.

Ao invés da queima, o parlamentar também vai sugerir em sua solicitação que os maquinários e equipamentos sejam apreendidos e doados aos próprios órgãos de controle e defesa do meio ambiente.

“Não tem sentido queimar equipamentos que, em sua maioria, têm custo elevado e colocá-los em total desperdício. Certamente uma doação é muito mais viável e traz melhores resultados para o próprio estado e aos municípios”, reforça o vereador presidente, complementando que, “fique claro que não sou contra as operações ou fiscalizações, e sim contra a queima dos maquinários e equipamentos”.

Repercussão

O assunto tem repercutido nacionalmente em maior proporção após o presidente da república Jair Bolsonaro exibir uma mensagem do celular dele que foi capturada pela imprensa pedindo explicações ao ex-ministro da Justiça Sérgio Moro sobre destruição de máquinas pelo Ibama em conjunto com a FN, mas desde a Campanha Eleitoral, o presidente tem mostrado preocupação em torno do tema.

Atualmente o Ibama tem, por lei, autorização para queimar equipamentos e máquinas usadas por garimpeiros e madeireiros no meio da floresta, e até o momento, apesar do amplo debate, nenhuma medida oficial concreta foi tomada para reverter a situação.

 

 

Texto e foto: Jaqueline Alencar

Assessoria da Presidência