Audiência Pública definirá funcionamento do HRC

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

O presidente da Câmara Municipal de Cacoal vereador Luiz Carlos Katatal (PTB), destacou no inicio desta semana a importância da realização da audiência pública, que trata do funcionamento do Hospital Regional de Cacoal.  Para Katatal, essa audiência irá marcar um diferencial no que tange a competência do atendimento na saúde em Cacoal, uma vez que todos os municípios envolvidos deverão estar representados. A Audiência Pública que acontece nesta segunda-feira (30), ás 15h00min, no Auditório da UNIR, Campus de Cacoal, reunirá representantes dos Poderes Legislativos, Executivos, além de Secretários e Técnicos da Saúde dos municípios compreendidos pela região de Ji-Paraná a Vilhena.

Segundo o presidente essa audiência é de suma importância, pois traçará os caminhos para o funcionamento do Hospital Regional. Segundo ele é uma forma democrática onde todos os segmentos envolvidos poderão dirimir suas duvidas, bem como apresentar sugestões para adequação do funcionamento. “Vivemos em um País democrático e as audiências públicas têm essa característica de oportunizar as discussões entre gestores públicos e comunidade, para que juntos, possam buscar o direcionamento para a melhor prestação dos serviços públicos”, disse Katatal, ressaltando que, neste caso em especifico a discussão se torna ainda mais necessária, uma vez que, envolve vários municípios da região.

Donizete João da Silva, gerente Regional de Saúde, explicou que a Audiência tem por objetivo apresentar as lideranças e gestores públicos dos municípios da região, que compreende os municípios da região de Ji-Paraná a Vilhena, o perfil do Hospital Regional de Cacoal. Segundo Donizete, a unidade de saúde que atenderá média e alta complexidade entrará em funcionamento a partir do dia 07 de setembro, por isso a necessidade de estabelecer parâmetros para o atendimento.

Estabelecer um processo de regulação das relações gestoras entre a rede de hospitais, postos de saúde dos municípios e o Hospital Regional, pode ser uma das alternativas para elaborar o plano de atendimento para o Hospital Regional. Para o presidente da Câmara de Cacoal, o HR não pode se transformar em pronto socorro, uma vez que cada município é obrigado a oferecer esse atendimento disse o presidente, ressaltando que o fato de encurtar a distância nos atendimentos de média e alta complexidade, não quer dizer que os municípios devam fazer saúde com ambulância.

Katatal também chamou atenção para a necessidade de uma reavaliação em relação à descentralização dos atendimentos em Cacoal. O hospital Regional não irá resolver os problemas da saúde em Cacoal, a única diferença é que, com o funcionamento total do HR, não será necessário encaminhar pacientes a Porto Velho, por outro lado teremos os pacientes de todos os municípios da região aqui. “Aqueles que não são alta complexidade acabarão abarrotando as nossas unidades de saúde”, finalizou o presidente, destacando ainda que a Unidade Mista deveria funcionar apenas como pronto socorro.