Donos de caminhões ameaçam fechar a BR 364 em Cacoal

por Nilceia publicado 16/04/2019 10h48, última modificação 16/04/2019 12h45

Proprietários de caminhões que fazem frete no município, se reuniram nesta terça-feira (9) na Câmara dos Vereadores de Cacoal, para discutir a questão dos estacionamentos. Por mais de 20 anos, eles estacionam seus caminhões na marginal da BR 364, em frente a um posto de combustíveis. Na manhã desta terça-feira, boa parte deles foi surpreendida por uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que percorreu vários trechos da Avenida Castelo Branco, no perímetro urbano, emitindo supostas multas que seriam enviadas às residências dos proprietários dos veículos. O mesmo fato ocorreu em frente a uma revenda de veículos.

Como forma de protesto, os donos de caminhões decidiram que vão estacionar seus veículos em frente à Prefeitura de Cacoal a partir desta quarta-feira para tentar chamar a atenção das autoridades. O vereador Fernando Minervino disse que o protesto é justo e que as autoridades precisam estar atentas a um problema que vem se arrastando há muito tempo: os estacionamentos.

No dia 3 deste mês, o vereador reuniu a Promotoria de Justiça, o DNIT, os poderes constituídos e a Associação Comercial em busca de uma solução para a questão dos estacionamentos ao longo das marginais da BR 364. Foi constituída na reunião do dia 3 uma Comissão que estaria responsável pela elaboração de um projeto que venha contemplar as marginais da BR 364 e todo o perímetro urbano, delimitando as calçadas e os estacionamentos. A PRF não estaria disposta a aguardar a conclusão dos trabalhos desta comissão.

O motorista Roberto Alves da Silva afirmou que a categoria quer o mesmo tratamento dispensado aos taxistas e aos mototaxistas, que dispõem de um local definido para estacionar. “Queremos o respeito das autoridades, até porque pagamos nossos impostos”, disse. Outra questão discutida durante a reunião realizada ontem por parte dos caminhoneiros é o fechamento da BR 364, caso as autoridades políticas não apontem uma solução para a questão dos estacionamentos. O vereador disse que é preciso preservar o espaço destinado ao pedestre e, ao mesmo tempo, achar uma saída para as empresas que dependem dos estacionamentos, ao longo da BR 364. Ele sugeriu que a polícia realize uma campanha de conscientização, antes da aplicação das multas. “Não vamos aceitar abusos”, conclui o vereador.