Katatal preocupado com incidência da dengue em Cacoal

por Nilceia publicado 16/04/2019 10h43, última modificação 16/04/2019 12h45
Katatal preocupado com incidência da dengue em Cacoal

A Dengue mais uma vez é preocupação em Cacoal. O presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Katatal (PTB), em seu discurso nesta quinta- feira voltou a cobrar do Executivo municipal, parcerias para fechar as fossas do município, principais criadouros de focos do mosquito Aedes Aegypti.  Katatal explicou que já é assustador o índice de pessoas contaminadas em Cacoal, sendo necessária uma urgente solução para o problema.

Katatal sugeriu a união de todos no sentido de viabilizar campanhas e agregar parcerias parar evitar que Cacoal venha a sofrer mais uma vez com uma epidemia.  Segundo ele, uma reunião com as autoridades ambientais, de polícia, saúde, escolas, universidades, sociedade e imprensa poderá ser a saída para uma ação urgente de conscientização junto à comunidade. “Não adianta ficar somente nas discussões é preciso agir”, disse o presidente.

Segundo o vereador, em Cacoal a dengue tem sido a principal causa do afastamento de profissionais do trabalho. “Estamos preocupados com esta situação”, frisou o presidente, acrescentando que os prejuízos com a dengue não é somente para os cofres públicos da saúde ou para o paciente, mas também para todos os empresários e outros setores públicos, que tem sua carga de trabalho reduzida pelo afastamento de seus profissionais, por consequencia da doença.

Segundo o gerente do setor de Endemias em Cacoal, Flaviano Melo, desde o inicio deste ano até o ultimo mês, foram notificados mais de 1450 casos de dengue no município. Flaviano explicou que não adianta somente a saúde estar envolvida no combate ao mosquito da dengue a comunidade também precisa fazer a sua parte. “Estamos registrando cerca de 150 casos da doença por mês, e isso é preocupante”, disse Flaviano, reforçando a necessidade de unir forças com os setores públicos e privados no sentido diminuir a incidência da doença no município.

ASSCOM/CMC

NILCEIA FREITAS  -DRT 9210/RO