Maria Simões promove debate sobre racismo nas escolas de Cacoal

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h46, última modificação 16/04/2019 12h46

A vereadora Maria Simões (REDE), realizou na última sexta sexta feira, 04 de dezembro, uma mesa redonda com o tema “O Racismo nas escolas e a aplicação da lei 10.639”. O evento foi alusivo ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
Com a presença de profissionais da educação, autoridades e membros do movimento negro, o debate foi de grande relevância. A palestra principal foi proferida pelo Professor Paulo Dutra, de Ji-paraná.
Segundo Maria Simões, as escolas nem sempre estão atentas ou preparadas para lidar com o racismo.
“As nossas escolas nem sempre estão atentas ou preparadas para lidarem com as práticas de racismo existentes entre alunos e profissionais da educação, prejudicando, assim, a mobilidade educacional e social de crianças e jovens negros. Nós precisamos ter um olhar muito forte sobre isso. A educação que sonho e luto para que seja executada em nossas escolas, é livre de preconceitos e emancipatória”, frisou Maria Simões.
Segundo Paulo Dutra, palestrante do evento, professores, pais e alunos tendem a negar que existam práticas racistas nas escolas. Xingamentos e apelidos de cunho racista são justificados como "brincadeiras". Professores silenciam e se omitem, preferindo não tratar do assunto em sala de aula para "não levantar o problema" ou mesmo deixando de intervir nos casos de discriminação racial.
"Todos tendem a se declarar contra racismo, o que de alguma forma colabora para que não se discutam formas de identificar sutis discriminações, ou a reconhecer que os apelidos de teor racista, mesmo que aceitos pelos vitimizados, doem e causam sequelas identitárias", disse o palestrante.
A questão racial tende, assim, a ser tratada pelas escolas de modo circunstancial – como o Dia da Consciência Negra. Para o palestrante, é fundamental instituir-se novas práticas pedagógicas, que contemplem as relações entre todos os alunos, brancos e negros, no ambiente escolar.
Como tarefa prática ficou definido que em Março de 2016, o mandato da vereadora Maria Simões realizará um seminário sobre o tema com a participação de alunos, pais, acadêmicos e profissionais da educação.
Equipe MS