Vereadores constatam descaso em escola pública de Cacoal.

por Nilceia publicado 16/04/2019 10h43, última modificação 16/04/2019 12h45
Vereadores constatam descaso em escola pública de Cacoal.

“É um absurdo, uma situação como esta e a Secretaria de Educação se quer comunicar as autoridades policiais”.

Os vereadores Cezar Casto (PV), Euzébio Brizon (PPS) e Uriety Prado Dorofê (PMDB) e Lourdes Kemper (PMDB), constaram nesta quinta-feira, 03, o descaso com o dinheiro público na Escola Pedro Kemper em Cacoal. A referida escola que deveria funcionar de forma integral, foi inaugurada em dezembro de 2008, porém até hoje não entrou em funcionamento. Abandonada e sem nenhuma segurança a escola foi alvo fácil para a ação dos marginais.

A escola que foi construída em uma área extensa, onde funcionava o antigo Clube Municipal, que foi desapropriado para este fim, ficou totalmente abandonada durante todo o ano, sendo que no inicio desta semana, vândalos invadiram o local e destruíram janelas, portas e levaram alguns ventiladores. “Isso é um descaso com o dinheiro público”, disse o vereador Euzébio.

Indignado, o vereador Cezar Castro frisou que é incompetência da Secretaria Municipal de Educação, que deveria pelo menos ter destinado um vigia para o local. “A escola que deveria ser um modelo para educação em Cacoal, se transformou em ponto para o consumo de entorpecentes e outros tipos de delitos”, disse o vereador Cezar Castro, responsabilizando o Secretário Municipal de Educação pelo abandono do local.

Para a vereadora Uriety isso é grave e cabe ação de improbidade administrativa, já que o secretário tinha conhecimento da situação e não tomou nenhuma providencia. “Estamos fazendo o nosso papel que é fiscalizar e zelar pelo bem público e o descaso ocorrido nesta escola é inaceitável”, disse a vereadora, frisando que irá tomar todas as providencias para que essa situação não fique impune.

Os vereadores constataram ainda que a Secretaria de Educação mesmo tendo conhecimento do fato, se quer registrou ocorrência, providência esta, tomada imediatamente pelos vereadores,  que acionaram a Policia Militar, imprensa e perícia do local. “É um absurdo, uma situação como esta e a Secretaria de Educação se quer comunicar as autoridades policiais”, indignou-se a vereadora Ury.

A visita dos vereadores também foi acompanhada pelo presidente do Conselho Municipal de Educação, Olinto Ferreira Junior.

ASCOM/CMC