Vereadores reinvidicam reestruturação da educação para atedner crianças com deficiência

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h45, última modificação 16/04/2019 12h45

Na tarde da ultima terça (27) o vereador MÃO (PDT) e o vereador Bruno Trevizani (PDT) estiveram reunidos com a equipe da secretaria municipal de educação (SEMED) para colher informações e pontuar como estão sendo atendidas as crianças com deficiência matriculadas na rede municipal de ensino.

O secretário Joel Pereira, atendeu aos questionamentos feitos pelos vereadores e destacou os pontos de maior dificuldade da secretaria em atender estas crianças especiais como se deve, assim como adequar a secretaria com suas atuais limitações para o cumprimento de leis e decretos vigentes no Brasil que visam garantir a inclusão das pessoas deficientes. “O município ainda não tem o aparato técnico necessário, tanto com estrutura física quanto a profissionais devidamente habilitados”.

Os vereadores MÃO e Bruno firmaram compromisso de discutir o assunto na Câmara Municipal com os demais vereadores, para que os alunos especiais do município tenham o seu direito de inclusão e educação garantidos e efetivados sendo atendidos de forma adequada. Os vereadores estavam acompanhados do presidente do PDT (Partido Democrático Trabalhista), senhor Benedito Sitowski, que é professor e por conhecer na prática as dificuldades enfrentadas por esses alunos levantou a discussão junto aos representantes do PDT no poder legislativo de Cacoal. Visto que a educação é uma diretriz do partido.

A maior dificuldade apresentada é a falta de profissionais que optem pela rede municipal, já que nem sempre a valorização a estes acompanham a ofertada pelo Estado. Nesta perspectiva os vereadores se colocaram a disposição a discutir com o executivo uma medida para amenizar o problema e reestruturar o município nesta questão em busca do objetivo maior, pois as pessoas com deficiência assistem o direito inerente a todo e qualquer ser humano de ser respeitado, sejam quais forem seus antecedentes, natureza e severidade de sua deficiência. Assessoria: Talania Lopes