Vereadores participam de visita técnica ao Hospital São Daniel Comboni

por Nilceia publicado 16/04/2019 12h46, última modificação 16/04/2019 12h46

Acompanhados do Secretário adjunto da Saúde do Estado, Dr. Luís Eduardo Maiorquini e do Diretor do Hospital Regional de Cacoal, Marcos Aurélio Blaz Vasques, o Presidente da Câmara de vereadores Claudemar Littig (PDT) e os vereadores Celso Adame (PDT), Eduardo Pinheiro (PSDC), Raquel Duarte Carvalho (PMDB), Valter Pires (PT), Maria Simões (PT) e Rafael Evangelista (DEM), participaram na manhã desta segunda-feira, (22/06), de uma visita técnica as dependências do Hospital São Daniel Comboni em Cacoal, tendo como objetivo conhecer as medidas que estão sendo adotadas pelo Governo do Estado na implantação do Pronto Socorro Regional.
O Secretário Adjunto, Dr. Maiorquini, explicou aos vereadores as mudanças e adaptações que estão feitas pelo Governo do Estado em parceria com a Facimed, para que possa atender com qualidade a demanda de pronto atendimento, bem como servir de residência médica aos formandos de medicina. “Estão sendo realizadas diversas mudanças na estrutura física para que possamos adequar o hospital para ser a porta de entrada para os atendimentos de urgência e emergência”, explicou, destacando a importância do município também fazer a sua parte.
Marcos Aurélio disse que as mudanças causam transtornos, porém estão sendo tomadas todas as precauções para que esses impactos não venham a prejudicar os atendimentos. “O Governo do Estado demonstrou a sua preocupação ao assumir a saúde de Cacoal e estamos buscando todas as alternativas para que no prazo bem curto possamos dar uma reposta á comunidade”, justificou o Diretor do Hospital Regional, ressaltando que o objetivo do Governo do Estado é oferecer atendimento de qualidade à população.
A parte da estrutura do Hospital São Daniel Comboni, que está sendo adaptado para funcionar como porta de entrada do Hospital Regional, deverá atender os municípios que compreendem a região de Jaru a Vilhena. Conforme informado, estima-se que o público a ser atendido será de aproximadamente 800 mil pessoas. O município de Cacoal será um polo central da saúde, assim como Porto Velho, tendo um Hospital de porta de entrada para atendimento de urgência e emergência e o Hospital Regional para os atendimentos de alta complexidade.
O principal ponto levantado durante a visita pelos vereadores foi à falta de responsabilidade do município ao deixar de cumprir com os compromissos assumidos. “Estamos vendo que o Governo do Estado está cumprindo com a responsabilidade pactuada com o município, e o Poder Executivo de Cacoal o que tem feito?”, questionou a Vereadora Maria Simões, ressaltando que as UBS não estão funcionando da forma que deveriam e isso vem superlotando o pronto socorro e comprometendo os atendimentos no Hospital São Daniel Comboni.
Para o Presidente da Câmara a situação somente se resolverá com a construção do Hospital Municipal. “Já temos os recursos disponibilizados por meio de emendas parlamentares, cabe agora ao Poder Executivo dar seguimento ao projeto, para que Cacoal venha a ter o seu próprio Hospital”, disse o Presidente, Claudemar Littig, ressaltando que o Conselho Municipal de Saúde já deu parecer favorável quanta a área para construção do Hospital, que deverá ser ao lado do Hospital São Daniel Comboni, resta agora à finalização quanto à tramitação e alterações em documentos para que o projeto venha definitivamente sair do papel.
Nilcéia Freitas – DIRCOM/CMC.