Nova Mesa Diretora da Câmara de Cacoal toma posse e será apresentada oficialmente nesta quarta-feira, dia 08.03

por jaque — publicado 07/03/2023 16h25, última modificação 07/03/2023 17h17

Após a assinatura do Termo de Posse realizada na tarde desta terça-feira (7) no gabinete da Presidência, a Câmara Municipal de Cacoal realiza nesta quarta-feira (8), às 9 horas, a apresentação oficial da nova Mesa Diretora eleita para o biênio 2023/2024.

“Depois de muita luta, Deus nos honrou, e estamos prontos para mais um desafio. E vamos cumprir mais um mandato como presidente com um trabalho voltado para beneficiar ainda mais a população cacoalense”, destacou o vereador Valdomiro Corá, eleito presidente pela Chapa “Harmonia e Independência Continuam”, na noite dessa segunda-feira (6).

Também tomaram posse como membros da nova Mesa Diretora hoje, os vereadores: Antônio Damião Martins (vice-presidente); João Paulo Pichek (1º secretário) e Lauro Costa Kloch (2º secretário).

A Eleição para os cargos foi realizada durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (6), com base nos termos do artigo 12 do Regimento Interno e teve como Chapa concorrente, a “Fidelidade e Compromisso”, composta pelos vereadores: Romeu Rodrigues Moreira (presidente); Luiz Antônio Nascimento Fritz (vice-presidente); Ezequiel Câmara (1º secretário) e Edimar Kapiche Luciano (2º secretário).

Na oportunidade, o agora ex-presidente da Câmara vereador João Paulo Pichek esclareceu que, pautou a Eleição novamente em cumprimento à sentença dada pelo juiz Elson Bastos, que determinou o processamento da Representação contra o vereador Valdomiro Corá. Diante da rejeição da Representação, apreciada pelo Plenário dia no último dia 27, Pichek que teve seu mandato concluído em 2022, e deu prosseguimento nos termos do Regimento Interno para votação da nova Mesa Diretiva.

“Vou ler o que o desembargador Gilberto Barbosa escreveu: portanto que a medida do conteúdo da sentença é eminentemente mandamental, o Poder Público está vinculado a obedecer a Ordem Judicial, ainda que não transitado em julgado sob penas civis, administrativas e criminais ao agente responsável, no caso, eu, como presidente da Câmara. Portanto, não vou sair daqui respondendo processo por causa de rebeldia de vereadores”, antecedeu em seu discurso em Tribuna.

Ao ser aberta a Eleição, à exemplo das outras tentativas realizadas em dezembro passado, os vereadores da Chapa concorrente se ausentaram da Sessão. Mesmo assim, o presidente após cumprir a determinação judicial, prosseguiu a votação que resultou novamente na Eleição da Chapa “Harmonia e Independência Continuam” eleita para o biênio 2023/2024.

Ao final da mesma Sessão, também com base no Regimento Interno Legislativo, o presidente da Casa colocou em votação a Eleição das Comissões, que não prosseguiu em respeito ao princípio da proporcionalidade partidária.