Pedro Rabelo pede cautela à população e cobra transparência nos recursos destinados para o combate e prevenção ao Covid 19

por jaqueline — publicado 02/06/2020 14h09, última modificação 02/06/2020 14h09
Vereador contrapôs dados nacionais à triste notícia do morador de Cacoal que perdeu a vida para a doença

Ao usar a Tribuna da Câmara Municipal de Cacoal na Sessão Legislativa realizada nesta segunda-feira (01.06), o  vereador Pedro Rabelo pediu cautela à população em relação aos cuidados com o Coronavírus, e cobrou transparência do município sobre os mais de R$ 12 milhões que serão recebidos do Governo Federal, após a constatação na arrecadação em todo o país após a Pandemia do Covid-19.

O vereador iniciou seu discurso citando os recordes nacionais de contágio do Coronavírus em nível mundial, apontando os dados divulgados no último final de semana, que mostram que o Brasil já ultrapassou os mais de meio milhão de casos confirmados, e contrapôs os números à triste notícia do morador de Cacoal que perdeu a vida para a doença também no último final de semana.

Como bem lembrou Pedro Rabelo, Cacoal, conforme Boletim da Saúde do município divulgado no último domingo (31) já registrou 55 casos da doença, dos quais, 12 estavam em tratamento e 42 curados. Mas o parlamentar chamou a atenção no sentido de que, mesmo havendo um índice aparentemente estável, ainda é necessário se preocupar, pois o comportamento contrário, conforme ressaltou, pode refletir em certa comodidade da população.

“Vendo estes números as pessoas podem pensar: está tranqüilo, não vou pegar. Mas se formos olhar os números de Rondônia que já tem mais de 4.900 casos confirmados e 156 óbitos (até a manhã do dia 01.06) e do Brasil, mesmo com 40% dos casos totais do país de curados, mas com esta morte em nosso município, temos de nos preocupar sim”, reforçou, concordando que a vida de todos tem continuar sim, mas não da mesma forma como antes do vírus atingir todo o país.

“As medidas impostas pelos Governos têm de serem respeitadas”, salientou o parlamentar, mencionando o distanciamento social incluindo nas filas, uso de máscara e de álcool em gel.

“Mas o que vemos muito ainda é pessoas andando com as máscaras no bolso, tirando-as só quando vão entrar nos estabelecimentos, provocando aglomerações com a realização de churrasquinhos e em certos pontos da cidade. Isso tem de ser evitado neste momento. Precisamos nos cuidar agora para podermos compartilhar destes momentos com as nossas famílias e amigos no futuro”, aconselhou, mencionado que tem recusado vários convites de amigos para reuniões familiares e reforçando as recomendações no sentido de prevenção.

Medidas X Recursos

Em seu discurso, Pedro Rabelo disse também que tem acompanhado as ações imediatas do município para o combate e prevenção como isolamento logo no início da Pandemia com fechamento do comércio e retorno conforme decreto estadual e com fiscalizações, lives diárias, uso obrigatório de máscara de forma antecipada, desinfecção com hipoclorito nas ruas e principais pontos considerados de maior risco, distanciamento nas Feiras Livres com monitoramento, panfletagem e outras medidas têm sido positivas para manter o equilíbrio na estatística, mas observou que, em Cacoal, como pode ser acompanhado no Portal Transparência, pouco mais de R$ 500 mil está sendo utilizado para compras de EPI´s e outros equipamentos para o combate a doença e o município ainda não conta com um Hospital de Campanha.

Seguindo a linha de raciocínio, o vereador lembrou que no último dia 27, o Governo Federal sancionou a Lei que libera R$ 60 bilhões que pagos em quatro parcelas e divididos para os estados devido à queda na arrecadação após o surto. Do total, conforme relatou baseando-se em pesquisa realizada no site do Senado Federal, mais de R$ 335 milhões serão destinados para Rondônia e R$ 12.121.192,09 (mais de doze milhões) serão liberados para Cacoal.

“É importante frisar que o município ainda não recebeu essa grana, mas precisamos saber se já existe um Plano de Ação de como serão utilizados estes recursos. Sabemos que Cacoal teve uma queda de quase 15% na arrecadação, mas é necessário sabermos como estes recursos serão aplicados”, cobrou, pedindo que o Legislativo encaminhe um ofício solicitando uma reunião entre os vereadores e Executivo para tratar o assunto.