Presidente da Câmara, cobrou a informações dos programas do governo do estado voltados a agricultura em Cacoal

por sorce — publicado 07/12/2021 10h57, última modificação 07/12/2021 10h57

Através de ofício enviado pela presidência do poder legislativo, o vereador João Paulo Pichek (Republicanos), solicitou à gerência regional da secretaria de agricultura do governo de Rondônia, informações dos investimentos e ações para Cacoal.

O presidente Pichek, agradeceu pelas informações prestadas, e enalteceu o trabalho da (Seagri), e de todos os servidores envolvidos nessas ações.

“Cacoal é muito forte no cenário estadual, e até a nível nacional, então precisamos estar por dentro de tudo que acontece no setor do agro, para assim podermos orientar e auxiliar nossos munícipes, com informações corretas.

Nós como parlamentar somos o principal elo entre os produtores rurais/pecuaristas, e as secretarias e autoridades, então quando estes produtores que buscam melhorias, e nos cobram ações, seja no âmbito municipal, estadual ou federal, o vereador e o primeiro a ser cobrado, por isso solicitei essas informações”, ressaltou Pichek.

Em resposta ao ofício à Secretaria Estadual de agricultura (Seagri), enviou resposta informando as ações executadas:

Pelo Programa (Mais Produção/Mais Calcário), é fornecido o transporte gratuito de calcário para agricultores familiares, desde uma das usinas até a sede do município.

Esse ano serão transportadas aproximadamente 50 mil toneladas, e a (Seagri), está elaborando nova Ata de Registro de Preço contendo 80 mil toneladas para o próximo ano;

No Programa (Plante Mais), o governo oferece mudas de café e cacau clonal para agricultores familiares.

Em 2021 serão entregues aproximadamente 5,3 milhões de mudas em todo estado;

Através do Programa (Peixe Saudável), concedeu três laboratórios móveis que poderão ser solicitados para atender a todos os 52 municípios;

Para os cafeicultores propiciou um Laboratório de Qualidade do Café implantado pela (Seagri) no Campus do Ifro em Cacoal, disponível para atender as demandas dos agricultores de todo estado;

Com a realização do Concurso de Qualidade do Café (Concafé), realizado em Cacoal, no espaço Beira Rio;

No setor leiteiro desenvolveu Projetos Proleite, Inovatec Leite executado em parceria com o Sebrae e Consultec Leite, em parceria com a Emater, visando atender com inovação, tecnologias e acompanhamento técnico produtores de leite de todos os municípios de Rondônia.

No que tange a execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário - Terra Brasil em Cacoal, informo que atualmente constam 10 famílias beneficiárias com o PNCF no município, com as contratações foram disponibilizados R$ 733.018,00 (setecentos e trinta e três mil dezoito reais), todos os investimentos pertinentes a projeto produtivo e demais custas já foram aplicados.

Informou ainda que o Programa está sendo executado em novo formato através da plataforma digital (OBTER CRÉDITO), o que facilita e agiliza o acesso ao crédito rural para aquisição de terras e infraestruturas básicas e produtivas, o agricultor interessado deve procurar as empresas cadastradas para prestação de assistência técnica junto ao Programa (EMATER, PLANTEC E VISÃO RURAL) e solicitar maiores informações e iniciar seu processo.