Câmara de Cacoal devolve quase R$ 900 mil aos cofres públicos

por jaqueline — publicado 19/02/2020 16h45, última modificação 17/06/2020 11h22
A Câmara devolveu o valor de R$ 894 mil para a Prefeitura do município de Cacoal. O valor devolvido é resultado de economia e corte de gastos impostos pela presidência em relação ao orçamento de 2019 para colaborar com município

Em discurso na 1ª Sessão Ordinária da última segunda-feira (17)  que abriu os trabalhos do Legislativo Municipal em 2020, o Presidente da Câmara vereador  Valdomiro Corá (Corazinho), falou sobre a economia de recursos em sua gestão em 2019.

Apresentou indicação para que a utilização do dinheiro devolvido pela Casa de Leis aos cofres do Executivo Municipal no valor de R$ 894.000,00, sejam utilizados para aquisição de uma máquina patrol para beneficiar a Secretaria de Agricultura e uma ambulância para o Hospital Materno Infantil de Cacoal.

Em sua fala, o presidente também pediu apoio dos deputados estaduais, federais e senadores que representam a Bancada no Estado e em Brasília, no sentido de destinarem emendas em favor da aquisição de mais retroescadeiras e outros equipamentos para o município.

Assessorias

Aproveitando a oportunidade, o vereador Corazinho esclarece que as assessorias de gabinete que vêm sendo alvos de críticas em alguns grupos locais pela rede social do whatsapp,  com salários exorbitantes divulgados não correspondem aos publicados no Portal Transparência da Câmara de Vereadores.

A atual assessora parlamentar Jaqueline Alencar, por exemplo, citada com um salário de R$ 5.000,00 foi contratada com recebimentos brutos no valor de R$ R$ 2.458,00 sem contar os descontos de INSS, e cumpre com seus horários igualmente os servidores efetivos, haja vista que todos os servidores assinam diariamente a folha de ponto.

Na atual Presidência da Câmara, Corazinho destaca ainda que as despesas com diárias diminuíram significativamente, e podem ser conferidas aqui no link do Portal Transparência da Câmara de Cacoal.

Economia de 2.700% com Internet

Na economia da atual gestão, se estendem também à utilização de Internet, que tinha contrato de R$ 9.000,00 (nove mil reais) mensais com fornecimento de 40 megas, e com nova licitação baixou para R$ 1.000,00 (mil reais) tendo uma velocidade de 120 megas, ou seja, proporcionalmente uma economia de 2.700% em relação ao contrato feito na gestão anterior; e outras do Legislativo.

“Hoje não existe Legislativo Municipal no estado que pague internet mais barata que o nosso. Nossa gestão é transparente. Temos priorizado economia de gastos, e todos as despesas estão à disposição da população no site oficial da Câmara”, concluiu Corá.

Texto e foto: Jaqueline Alencar

Assessoria da Presidência