Vereador Pedro Henrique Rabelo valoriza história e cultura local durante Sessão Ordinária em Divinópolis de Cacoal

por Orlei Junior publicado 30/06/2023 17h57, última modificação 30/06/2023 17h57
Vereador destaca importância de preservar a história do município e propõe incentivos para artistas locais

No discurso proferido durante a 18ª Sessão Ordinária itinerante no distrito de Divinópolis de Cacoal, o Vereador Pedro Henrique Rabelo ressaltou a relevância de aproximar o Poder Legislativo da comunidade e valorizar a história do município. O parlamentar parabenizou a autora do livro que retrata a experiência dos professores que atuaram nas escolas de Cacoal nas décadas de 70 e 80.

O Vereador propôs que o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Cultura e da Educação, adquira exemplares desse livro, tornando-o acessível nas bibliotecas das escolas municipais e para a população em geral. Além disso, sugeriu que a Câmara Municipal também adquira cópias da obra para disponibilizá-las nos gabinetes dos vereadores.

Rabelo destacou a importância de conhecer a própria história e resgatar a cultura local. Ele mencionou a ausência de obras de artistas cacoalenses na Câmara Municipal e manifestou seu apoio à aquisição de obras de arte produzidas por artistas da região. Nós precisamos valorizar essas pessoas que se predispõem a contar a nossa história. Um povo sem história é um povo sem cultura, que não conhece a sua origem. Precisamos incentivar e adquirir obras de artistas locais, valorizando nossos talentos e enriquecendo nosso patrimônio cultural.

‘’Nesta noite, mesmo com pouco tempo disponível, gostaria de dedicar alguns minutos para expressar meu cumprimento e reconhecimento à admirável Dona Leonor Maria Jesus Topã. A oportunidade de estar ao lado dela no Teatro Municipal no último dia 16 foi um momento especial, quando celebramos o lançamento do livro "Assim Eram as Nossas Escolas". Escrito por 20 professores e professoras pioneiros do ex-território de Rondônia, que chegaram aqui nas décadas de 70 e 80 para lecionar, o livro é uma coletânea de histórias e experiências que retratam como era a docência naquela época, onde os quadros verdes e a criatividade faziam parte da rotina educacional.    Dona Leonor, uma das autoras desse livro, teve a oportunidade de contribuir com um capítulo, compartilhando sua trajetória como professora. Sua dedicação, coragem e habilidade em transmitir conhecimento ajudaram a moldar gerações e influenciar o desenvolvimento educacional das crianças da região’’ frisou o vereador.

FONTE: Ass. de Impressa da Câmara M. de Cacoal