Vereadores acompanham vistorias dos ônibus que irão atender Transporte Escolar Rural de Cacoal

por jaque — publicado 06/03/2023 13h50, última modificação 06/03/2023 13h58

Visando garantir a segurança durante o Transporte Escolar dos alunos da Zona Rural e a frequência escolar dos estudantes da Rede de Ensino do município, os vereadores: João Paulo Pichek, presidente da Câmara Municipal de Cacoal; dr Paulo Henrique Silva; e Toninho do Jesus; acompanharam na manhã desta segunda-feira (06), as vistorias realizadas nos 12 ônibus que irão atender a frota.

“Estamos cumprindo o nosso papel de fiscalizar os serviços, a fim de garantir que o atendimento aos alunos seja feito de forma segura”, ressaltou o presidente da Câmara.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), estes são os últimos veículos da frota de Transporte Escolar a serem vistoriados, e irão atender os estudantes que estão matriculados nas Escolas: Claudio Manoel, José Mauro e Monteiro Lobato, e moram nas Linhas 1, 2 e 3 – Região do Castanhal; Setor Prosperidade e Linhas 11 e 12.

A frota vistoriada pertence à JGW, de propriedade do empresário Evandro Walter, que venceu a licitação e prestará o serviço ao município pela primeira vez. Entretanto, segundo ele, a empresa já prestou serviços em Colniza (MT) nos três últimos anos, e atende o Transporte Escolar de Ouro Preto d´Oeste desde 2018.

Também de acordo com Evandro, o processo de licitação em que a empresa concorreu foi homologado no último dia 20 de fevereiro, por isso, somente agora, os veículos foram submetidos à vistoria.

Critérios

A Comissão que vistoria os ônibus escolares é composta por representantes da Semed, Semttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), mecânico da Secretaria Municipal de Obras (Semosp), motorista do veículo, e pais.

Todos os veículos foram submetidos aos critérios rigorosos da Comissão, que englobam análises nas carrocerias; pinturas; para-choques e pneus dianteiros e traseiros; funcionamento do motor; freios; limpador de para-brisas; extintor; luz alta, de alerta, de freio, interna, ré e da placa traseira; sinaleiras dianteiras e traseiras; painel; retrovisor; velocímetro; estofados; toda a parte elétrica; cintos de segurança; documentação do veículo e do condutor; acessibilidade; entre outros.

Autorizados

Concluídas as vistorias, o prefeito Adailton Furia disse que “por ele, todos estão autorizados a realizar o serviço”. Apenas para um ônibus foi solicitado a troca de estofamento. Após a autorização do secretário da Semed, a frota poderá iniciar os trabalhos.

De acordo com a Semed, além dos 12 anos que irão fazer parte da frota, outros 13 serão incorporados ao patrimônio do município através da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Ji-Paraná, e pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) como reserva para garantir o serviço ao alunado.