Vereadores se reúnem com profissionais da Saúde de Cacoal para tratar sobre denúncias relacionadas à pasta

por jaque — publicado 20/05/2023 08h00, última modificação 20/05/2023 00h36

A reunião aconteceu nesta sexta-feira (19) com Celio Candil, diretor do Hospital Materno-Infantil de Cacoal (HMMI); Daisy Freitas, secretária municipal da Saúde (Semusa); Valéria Gabret do Setor de Compras da Semusa; Celia Hossen, assessora de controle interno da Semusa; Janete Prates, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Fernando Neves, conselheiro de saúde; e os vereadores: Magnison Mota, presidente da Câmara de Cacoal; Paulinho do Cinema; Ezequiel Câmara; Zivan Almeida; Romeu Moreira; e Luiz Fritz.

Segundo o vereador Paulinho do Cinema, que convocou a Reunião, o objetivo foi de tratar sobre denúncias relacionadas à saúde do município que vieram à tona através da rede social no decorrer da semana. Entre elas estão: falta de pelos ao menos 12 tipos de medicamentos que são utilizados periodicamente pela população; atuação de médico sem credenciamento; horas extras que não estão sendo pagas aos servidores, e outras queixas foram debatidas.

Na ocasião, a presidente do Conselho de Saúde disse que denúncia chegou no dia da Reunião do Conselho que contou com a presença dos vereadores: João Pichek e dr Paulo Henrique (que não participaram da Reunião realizadas nesta sexta-feira), e “como se tratavam de denúncias graves, foram encaminhadas ao MP (Ministério Público) e órgãos competentes, que possuem competência técnica para analisar”.

Os esclarecimentos, comprometeu-se Janete, serão repassados aos vereadores.

O diretor do HMMI conformou a falta de remédios, mas conforme Celia Hossen, a aquisição já está sendo providenciada. Com relação à atuação de médicos sem credenciamento, as representantes da Semusa afirmaram a Empresa responsável foi notificada, porém, até o momento, não houve retorno.

As demais denúncias, conforme acordado na Reunião, serão levantadas para saber sobre a veracidade das informações.