Encerramento do Curso de Cerimonial na Câmara de Vereadores de Cacoal

por arlete — publicado 16/04/2019 12h43, última modificação 16/04/2019 12h43

Na noite do dia 23 de junho aconteceu o encerramento do curso de Cerimonial e Protocolo na Câmara de vereadores de Cacoal. O curso foi oferecido pela Casa de Leis através da Escola do Legislativo e ministrado pela cerimonialista Regina Célia El Rafihi. Participaram funcionários públicos, comunidade em geral e uma pequena, mas importante parte da comunidade dos surdos. Essa participação marcou uma inclusão que até então não havia acontecido. O Jadilson Simão, do bairro Teixeirão, conversou conosco através da intérprete, "tudo é muito mais fácil para os ouvintes. Para nós é sempre mais complicado, dependemos sempre de alguém que nos entenda para interpretar o que dizemos, esse curso marca uma inclusão até agora distante para nós, mas agora já demos um grande passo para diminuir a diferença". A ministrante do curso ficou emocionada e surpresa com o interesse desse pequeno grupo, "pra mim foi extremamente gratificante e importante a participação dos surdos. Nunca tinha ocorrido em nenhum outro de cerimonial e protocolo. A Câmara está de parabéns"! Uma das participantes, a dona de casa Naiara do bairro Vista Alegre, disse que foi muito importante participar do curso e que poderá trazer o aprendizado para o seu dia a dia, "além do mais, quando eu arrumar um emprego vou poder pôr em prática o que aprendi". O presidente da Câmara, Paulinho do Cinema, parabenizou a turma e agradeceu à Escola do Legislativo e à cerimonialista Regina Célia, "é obrigação desta Casa olhar por àqueles que nos colocaram aqui como seus representantes. Esses cursos vão contribuir para o conhecimento e crescimento profissional dos participantes. Lembrando que essa série de cursos que estão sendo ministrados aqui na Câmara é uma busca do vereador Pedro Rabelo. Todos nós trabalhamos para isso, mas temos que reconhecer esse mérito"! O vereador Pedro, agradeceu à Escola do Legislativo, a intérprete de Libras Marinalva e disse que é dessa forma que a Câmara deve trabalhar, "precisamos estar atentos às necessidades da comunidade e proporcionar formas de melhorias em todos os âmbitos. No próximo dia 3 de julho está previsto o início do curso de Libras que já está lotado. Em breve teremos outros", finalizou o vereador. Esteve prestigiando o evento também, o vereador Rogérinho.

Siomara de Oliveira
TEM 953/RO